
26 de dezembro de 2011
SEAM participa de reunião com o Mosaico Central Fluminense

19 de dezembro de 2011
GINCANA 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE TEM FESTA DE ENCERRAMENTO

15 de dezembro de 2011
SOLUÇÕES SIMPLES E RESULTADOS INCRÍVEIS

13 de dezembro de 2011
GINCANA 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE É UM SUCESSO E SE ENCERRA NESTE SÁBADO

12 de dezembro de 2011
ELOS DA CIDADANIA FAZ ENCONTRO DE AVALIAÇÃO COM OS TUTORES

Nesse fim de semana, entre os dias 11 e 12 de dezembro, a Superintendência de Educação Ambiental organizou em Petrópolis um encontro de avaliação do programa Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania.
O programa Elos da Cidadania foi criado em 2007 pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA. O objetivo é debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.
A superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, explica as etapas do programa. “Inicialmente as escolas realizam um diagnóstico dos principais problemas, potencialidades e vulnerabilidades presentes, para em seguida, organizar uma agenda de ações que serão executadas em parceria com a comunidade do entorno. É um rico ambiente da criatividade voltada para a formação da cidadania ambiental."
Em 2011, o Elos se organizou a partir de 18 polos, localizados em cidades das regiões Metropolitana e Serrana, e chegou a 60 escolas públicas (entre municipais e estaduais). Cada polo conta com um tutor, que é responsável por coordenar as atividades junto às escolas daquele território.
O encontro de avaliação reuniu toda a coordenação do programa com a equipe de tutoria.
A coordenadora do Eixo-formal da Superintendência de Educação Ambiental, Andréa Bello, falou da atividade. “Foi o segundo momento de avaliação promovido pela Superintendência de Educação Ambiental, a fim de, analisar a evolução do programa nos polos e traçar com os tutores as diretrizes para o próximo ano. Além disso, foi também um momento de confraternização e entrosamento da equipe.”
O Elos da Cidadania é um programa de formação continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a UERJ, o CECIERJ e com apoio das secretarias de educação dos municípios envolvidos. Suas ações contam com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).
AGENDA DA SEMANA
8 de dezembro de 2011
ELOS DA DIVERSIDADE PROMOVE 3 GRANDES ENCONTROS DE TERREIRO

O Núcleo Elos da Diversidade fecha suas atividades de 2011 com um grande saldo de mobilização junto às Comunidades de Terreiro.
Organizado no âmbito do programa Ambiente em Ação, o Núcleo atua com Educação Ambiental, Cultura e Combate à Intolerância Religiosa.
Segundo a Superintendente de Educação Ambiental Lara Moutinho da Costa “a proposta nasceu de experiências anteriores com o grupo Meio Ambiente e Espaços Sagrados, do Parque Nacional da Tijuca e a campanha Elos de Axé, do MIR (Movimento Inter-Religioso). O objetivo é estreitar e fortalecer os elos entre a diversidade biológica e a cultural, visando à conservação dos recursos naturais e das práticas sociais a eles associadas”.
Nesse ano foram realizados 3 Encontros de Povos e Comunidades de Terreiro.
Um no Ilê Axé Efon, casa do Babalorixá Elias de Iansã, em Nova Iguaçu, que teve como articulador Aderbal Ashogun.
Outro na APAACABE (Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro Brasileiro e Espírita), que fica no bairro de Cosmo na Zona Oeste do Rio. Com apoio de seu presidente, o Babalorixá Luiz do Omolu, e a articulação da Ekedi Basília Paula.
E o mais recente organizado pela Yalorixá Torody de Ogum no Ile Ásè Alá Koro Wo, em São João de Meriti.
A ideia desses encontros iniciais é sensibilizar e mobilizar as populações da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio de Janeiro para a construção de propostas relacionadas ao acesso e uso das áreas naturais protegidas para práticas religiosas.
Entre técnicos da área ambiental, membros do Poder Público, representantes de organizações da Sociedade Civil e líderes religiosos, cada encontro reuniu em torno de 80 pessoas.
Criado pela Superintendência de Educação Ambiental, o Elos da Diversidade tem o objetivo de favorecer o diálogo entre os saberes religiosos e o conhecimento científico, que por caminhos e olhares diferentes, cuidam e protegem a natureza.
O próximo Encontro de Povos e Comunidades de Terreiro já está marcado para o ano que vem, no dia 14 de janeiro, na Casa da Yalorixá Palmira de Oyá, em Mesquita.
Maiores informações através do e-mail programa.ambienteacao@gmail.com
Um fim de ano com muito axé para todos!
5 de dezembro de 2011
ELOS DA CIDADANIA PROMOVE MOSTRA FINAL


AGENDA DA SEMANA
1 de dezembro de 2011
O RECONHECIMENTO MERECIDO
