8 de dezembro de 2011

ELOS DA DIVERSIDADE PROMOVE 3 GRANDES ENCONTROS DE TERREIRO

O Núcleo Elos da Diversidade fecha suas atividades de 2011 com um grande saldo de mobilização junto às Comunidades de Terreiro.

Organizado no âmbito do programa Ambiente em Ação, o Núcleo atua com Educação Ambiental, Cultura e Combate à Intolerância Religiosa.

Segundo a Superintendente de Educação Ambiental Lara Moutinho da Costa “a proposta nasceu de experiências anteriores com o grupo Meio Ambiente e Espaços Sagrados, do Parque Nacional da Tijuca e a campanha Elos de Axé, do MIR (Movimento Inter-Religioso). O objetivo é estreitar e fortalecer os elos entre a diversidade biológica e a cultural, visando à conservação dos recursos naturais e das práticas sociais a eles associadas”.

Nesse ano foram realizados 3 Encontros de Povos e Comunidades de Terreiro.

Um no Ilê Axé Efon, casa do Babalorixá Elias de Iansã, em Nova Iguaçu, que teve como articulador Aderbal Ashogun.

Outro na APAACABE (Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro Brasileiro e Espírita), que fica no bairro de Cosmo na Zona Oeste do Rio. Com apoio de seu presidente, o Babalorixá Luiz do Omolu, e a articulação da Ekedi Basília Paula.

E o mais recente organizado pela Yalorixá Torody de Ogum no Ile Ásè Alá Koro Wo, em São João de Meriti.

A ideia desses encontros iniciais é sensibilizar e mobilizar as populações da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio de Janeiro para a construção de propostas relacionadas ao acesso e uso das áreas naturais protegidas para práticas religiosas.

Entre técnicos da área ambiental, membros do Poder Público, representantes de organizações da Sociedade Civil e líderes religiosos, cada encontro reuniu em torno de 80 pessoas.

Criado pela Superintendência de Educação Ambiental, o Elos da Diversidade tem o objetivo de favorecer o diálogo entre os saberes religiosos e o conhecimento científico, que por caminhos e olhares diferentes, cuidam e protegem a natureza.

O próximo Encontro de Povos e Comunidades de Terreiro já está marcado para o ano que vem, no dia 14 de janeiro, na Casa da Yalorixá Palmira de Oyá, em Mesquita.

Maiores informações através do e-mail programa.ambienteacao@gmail.com

Um fim de ano com muito axé para todos!

Nenhum comentário: