5 de dezembro de 2011

ELOS DA CIDADANIA PROMOVE MOSTRA FINAL

Na sexta feira, dia 2 de dezembro, a equipe da Superintendência de Educação Ambiental da SEA esteve na UERJ organizando a Mostra Final do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania.

Além da apresentação dos trabalhos, ocorreu a formatura dos 2 mil cursistas (entre alunos e professores) participantes do programa.

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, marcou presença e falou do papel que a educação cumpre em nossa formação. "Educação ambiental não é decoreba. É mudança de atitude e integração, pois estimula as pessoas a participar da vida da sua comunidade e da sua cidade."

Minc afirmou, ainda, que “o que difere uma sociedade civilizada da barbárie não é o número de carros ou celulares que as pessoas possuem, mas sim como ela trata as suas crianças, os seus idosos, os seus rios, as suas lagoas e o seu lixo”.

O programa Elos da Cidadania foi criado em 2007 pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA. O objetivo é debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

Em 2011 o Elos chegou a 60 escolas públicas (entre municipais e estaduais) e está organizado a partir de 18 polos, localizados em cidades das regiões Metropolitana e Serrana.

A superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, falou sobre as etapas do programa. “Inicialmente as escolas realizam um diagnóstico dos principais problemas, potencialidades e vulnerabilidades presentes, para em seguida, organizar uma agenda de ações que serão executadas em parceria com a comunidade do entorno. É um rico ambiente da criatividade voltada para a formação da cidadania ambiental."

O Elos da Cidadania é um programa de formação continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a UERJ, o CECIERJ e com apoio das secretarias de educação dos municípios envolvidos. Suas ações contam com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

Nenhum comentário: