13 de dezembro de 2011

GINCANA 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE É UM SUCESSO E SE ENCERRA NESTE SÁBADO


A Gincana 10 Minutos Contra a Dengue já tem uma comunidade vencedora: Escondidinho/Prazeres. Os moradores do morro, localizado em Santa Teresa, uniram forças para combater a dengue e atingiram a excelente marca de 88 pontos entre os critérios avaliados. Destacaram-se também as comunidades do Batan e do Salgueiro, que somaram 85 e 79 pontos respectivamente.

A "disputa" foi organizada pela Secretaria de Estado do Ambiente, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Conservação e Serviço, as estaduais de Saúde e Cultura e o governo federal - através da FUNASA. O objetivo da gincana foi conscientizar moradores de territórios de Unidades de Polícia Pacificadora a usarem 10 minutos de sua semana para combater a dengue. Durante os eventos, foram recolhidas sete toneladas de resíduos, sendo 20% de material reciclável, que foi encaminhado para cooperativas de catadores locais. Além disso, centenas de focos de dengue foram destruídos e aproximadamente mil telas foram instaladas em caixas d’água encontradas sem tampa.

Ao todo, quinze comunidades aderiram à campanha. Em todas elas foram formadas Brigadas de Combate a Dengue, formadas por moradores locais, agentes ambientais e de saúde e representantes da UPP polícia e social. As comunidades participantes receberão ecopontos para coleta de material reciclável, sendo estimuladas a darem continuidade à ideia de cuidado ambiental. Além disso, Escondidinho/Prazeres, a grande vencedora, vai sediar a cerimônia de premiação, que contará com um show da Equipe Furacão 2000. No dia, acontecerão ainda oficinas em parceria com o SESI, a Escola de Teatro da UERJ e o Batalhão Florestal, além de atividades de saúde (exame de saúde bucal, aferição de pressão, nutricionista, prevenção de DST tabagismo, entre outros).

O evento acontecerá neste próximo sábado, dia 17, na Quadra da Comunidade dos Prazeres (Rua Gomes Lopes, n° 12, próximo ao Casarão dos Prazeres, Santa Teresa). As atividades terão início às 10 horas da manhã e devem encerrar-se por volta de 14 horas. Todos estão convidados!

Abaixo segue a lista de comunidades que participaram da Gincana:
- Escondidinho/Prazeres
- Batan
- Salgueiro
- Andaraí
- Chapéu Mangueira/Babilônia
- Cidade de Deus
- Complexo do Borel
- Formiga
- Macacos
- Matriz/Quieto/São João
- Pavão/Pavãozinho/Cantagalo
- Providência
- Santa Marta
- São Carlos
- Tabajaras/Cabritos

Nenhum comentário: