12 de dezembro de 2011

ELOS DA CIDADANIA FAZ ENCONTRO DE AVALIAÇÃO COM OS TUTORES

Nesse fim de semana, entre os dias 11 e 12 de dezembro, a Superintendência de Educação Ambiental organizou em Petrópolis um encontro de avaliação do programa Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania.

O programa Elos da Cidadania foi criado em 2007 pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA. O objetivo é debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

A superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, explica as etapas do programa. “Inicialmente as escolas realizam um diagnóstico dos principais problemas, potencialidades e vulnerabilidades presentes, para em seguida, organizar uma agenda de ações que serão executadas em parceria com a comunidade do entorno. É um rico ambiente da criatividade voltada para a formação da cidadania ambiental."

Em 2011, o Elos se organizou a partir de 18 polos, localizados em cidades das regiões Metropolitana e Serrana, e chegou a 60 escolas públicas (entre municipais e estaduais). Cada polo conta com um tutor, que é responsável por coordenar as atividades junto às escolas daquele território.

O encontro de avaliação reuniu toda a coordenação do programa com a equipe de tutoria.

A coordenadora do Eixo-formal da Superintendência de Educação Ambiental, Andréa Bello, falou da atividade. “Foi o segundo momento de avaliação promovido pela Superintendência de Educação Ambiental, a fim de, analisar a evolução do programa nos polos e traçar com os tutores as diretrizes para o próximo ano. Além disso, foi também um momento de confraternização e entrosamento da equipe.”

O Elos da Cidadania é um programa de formação continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a UERJ, o CECIERJ e com apoio das secretarias de educação dos municípios envolvidos. Suas ações contam com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

Nenhum comentário: