19 de novembro de 2012

Parada LGBT: ambiente saudável e rico em diversidade

Evento incluiu a temática ambiental, através do Programa Ambiente Saudável é sem Homofobia

Carlos Minc defendeu a bandeira do respeito à diversidade humana (Foto: Larissa Amorim)

Lourival Mendonça - Em um dia de festa, paz e de pleno exercício da cidadania, cerca de 700 mil pessoas, segundo estimativa da PM, lotaram a Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, neste dia 18 de novembro. A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que teve o lema “Coração não tem preconceitos, tem amor”, contou com um reforço esse ano: contra a homofobia e contribuindo para a afirmação dos direitos homoafetivos, o Ambiente em Ação, programa coordenado pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), participou pela primeira vez do evento e levou para a orla carioca a mensagem "Ambiente Saudável É Ambiente Sem Homofobia".

Durante a Parada, o programa deixou a sua marca atuando na conscientização e no diálogo com os presentes sobre a diversidade ambiental e sexual. Alunos do curso "Ambiente Saudável É Sem Homofobia" dividiram o conhecimento aprendido em sala de aula. Para a cursista Vania da Silva Rocha, é fundamental que todos os segmentos tenham em mente o conceito de igualdade como um todo. 

- Seja no segmento do ambiente, da educação ou dos direitos humanos, é essencial entender que há igualdade nas diferenças - observou a funcionária pública. 

Defensor dos direitos do grupo LGBT, o Secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, falou sobre a participação do programa no evento, destacando que a bandeira da biodiversidade e a do respeito à diversidade humana são inseparáveis. 

- Essa é a parada da liberdade e da cidadania. O carioca quer conviver com a biodiversidade e contra a homofobia aos LGBTs -, disse o secretário. 

O secretário ainda deu uma boa notícia aos participantes do evento. A Lei Estadual 3406/00,que estabelecia punições a estabelecimentos públicos e privados que descriminassem por orientação sexual, recentemente anulada, voltará a ser apresentada pelo governador Sérgio Cabral, garantindo assim uma importante conquista da comunidade LGBT do Rio de Janeiro

Ambiente Saudável ganha a orla

A ação realizada pelo núcleo do programa Ambiente em Ação foi aprovada com sucesso. Para a drag queen Thabata Rios,  é importante esclarecer que todos, independentemente da orientação sexual, estão inseridos no ambiente.

- Ambiente saudável é, sim, ambiente sem homofobia. Todos precisam ter isso na cabeça. Precisamos bater nesta tecla - falou Thabata. 

Vestido de anjo, Felipe Prado engrossou o coro de adeptos à mensagem divulgada pelo núcleo do programa Ambiente em Ação. Para ele, "a iniciativa é importantíssima porque ainda é preciso lutar, e muito, pelos direitos à cidadania do grupo LGBT".
 

Nenhum comentário: