21 de novembro de 2012

Ambiente é tema de programa de rádio em escolas públicas

Objetivo é incentivar o uso de tecnologias da comunicação como instrumento de educação ambiental

Estudantes da rede pública recebem auxilio de professor de técnicas radiofônicas (Foto: Eloi Mattar)
Jade Curvello - Comprometimento e interesse. São esses os requisitos necessários para que os alunos participem do Programa Nas Ondas do Ambiente, componente Rádio@Escola, iniciativa da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA). O programa tem como objetivo disseminar informações de cunho ambiental para a escola e seu entorno por meio de um programa de rádio desenvolvido pelos próprios estudantes.

Realizado desde junho deste de 2012 no Colégio Estadual Raul Vidal, no Centro de Niterói, o Nas Ondas do Ambiente produz até dois programas de rádio por semana que vão ao ar durante a hora do recreio todas às terças e sextas-feiras. Os participantes têm contato com todas as etapas da produção radiofônica, indo desde a reunião de pauta, passando pela elaboração do roteiro, gravando e editando o programa, e finalmente executando-o para a escola inteira ouvir.

O estudante de 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio, Douglas Vicente, conta que os programas radiofônicos são desenvolvidos após um trabalho de pesquisa sobre o assunto ambiental em questão.

– Buscamos as pautas através de dicas dos professores ou realizando pesquisas sobre o tema. Nosso objetivo é disseminar informações relativas ao meio ambiente da região e seu entorno, já que muitos alunos da escola moram em municípios vizinhos, como Maricá e São Gonçalo –, explica Douglas.

Os participantes do Nas Ondas do Ambiente contam com ajuda constante de uma equipe composta por profissionais especializados em técnicas de áudio, radiofônicas (jornalismo), apoio operacional e meio ambiente. O professor de técnicas radiofônicas (jornalismo), Vitor Salles, avalia positivamente a receptividade dos alunos da escola.

– A receptividade foi muito boa. Além dos alunos diretamente ligados ao Programa, nossa intenção é que os conhecimentos adquiridos aqui sejam repassados para o restante dos alunos do colégio, assim conseguiremos uma renovação da equipe –, disse Vitor.

O aluno Caliel Pacheco, de 17 anos, tenta repassar para seus amigos o quão interessante é participar do desenvolvimento de um programa de rádio com temática ambiental.

– Muitos dos meus amigos se interessam em saber como o programa é produzido, eles tem acesso ao estúdio e conhecem o processo, mas muitos deles tem vergonha em gravar –, afirmou Caliel.

Segundo os alunos, a programação da rádio já abordou temas como a poluição das águas, o processo de recliclagem de óleo, a coleta seletiva de lixo, o consumo consciente, e a problemática dos lixões. O professor Vitor Salles explica que através dessas temáticas, o Programa tenta mudar o cotidiano dos jovens atuando com eficácia.

– Nossa função é atuar com cidadania, visão crítica, e por meio da comunicação formar opinião – explica Salles.

Nenhum comentário: