5 de junho de 2014

Elos de Cidadania inicia jornada com carro movido à óleo vegetal

Ação percorre escolas da região metropolitana levando ações de educação ambiental e informações sobre a poluição na Baía de Guanabara 


Essa máquina rodou quase oito mil quilômetros,do Rio 
à Ushuaia, no extremo sul da Argentina, movido a  óleo de cozinha
Foto Adair Aguiar
Adair Aguiar - Um Mercedes-Benz, ano 58, pode não trazer muita inovação ecológica, mas o programa Elos de Cidadania, em parceria com o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal Usado (Prove), conseguiu que integre suas ações de educação ambiental de forma sustentável. O veículo, que usa diesel e óleo de cozinha reaproveitado como combustível,  foi anunciado no lançamento da Jornada Elos de Cidadania.

A Jornada Elos de Cidadania vai percorrer escolas do entorno da Baía de Guanabara promovendo ações de educação ambiental para alunos da rede pública. Ao final da formação, espera-se que os jovens possam replicar os ensinamentos, criando novas formas de reaproveitamento de resíduos.O carro usado na Jornada foi adaptado pelos professores Gilmar Guedes, Marco Aurélio Berao e Robson Macedo e funciona quase como os veículos que rodam à GNV:  precisa atingir uma determinada temperatura para passar para o combustível alternativo, e através de um processo de decantação e filtragem, passa funcionar apenas com o óleo de cozinha. O professor Marcos ainda dá a dica, “ao final do passeio é necessário retirar o óleo vegetal para evitar o entupimento do sistema”.

De acordo com o coordenador do Prove, Eduardo Caetano, o programa já evitou que cerca de 15 milhões de litros de óleo usado fossem despejados nas pias e ralos de residências de todo o estado, coletando cerca 250 mil de litros por mês. A meta é chegar a 1,5 milhões de litros.  “O trabalho deve ser de alianças entre a sociedade fluminense. Através de cooperativas, residências e condomínios, temos a missão de tirar o óleo do ralo e fazer com que ele retorne como sabão ou biocombustível, reaproveitando este processo para gerar novos postos de trabalho e renda para a população”, pontua Caetano.

O secretário do Ambiente, Carlos Portinho, que testou o veículo,  ficou bastante empolgado. “O resultado deste trabalho é uma grande conquista para a Secretaria do Ambiente que está envolvida nesta ação que tanto beneficia o meio ambiente e ainda promove a inclusão social”, afirma.

Fotos na Fan Page do Programa Elos da Cidadania:

Nenhum comentário: