5 de junho de 2014

Comemoração da Semana do Ambiente em Paraíba do Sul

Lançamento de programas de preservação de rios e de coleta seletiva beneficia o município


Andressa, Silvia e Sandra foram capacitadas pelo Programa de 
Coleta Seletiva Solidária. Elas poderão trabalhar como 
catadoras de materiais recicláveis -  Foto: Eduardo Peralta
Bárbara Cruz - As atividades comemorativas da semana do ambiente no município de Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro, foram marcadas pelo lançamento de dois programas: o Limpa Rio, da Secretaria Estadual do Ambiente, que protege e recupera o principal rio do município e o Coleta Seletiva Solidária, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que  capacita catadores de materiais recicláveis. O evento contou também com dinâmicas de conscientização ambiental voltadas para o público infantil e exposições sustentáveis.

O Limpa Rio é um convênio do Estado com as prefeituras locais e, como o nome já diz, promove a limpeza dos rios, com a retirada da vegetação aquática, do lixo flutuante, dos resíduos nas margens e de sedimentos que assoreiam o fundo dos leitos.

O secretário do ambiente Carlos Portinho, presente no evento, declara: “A limpeza dos rios também depende da conscientização do povo, mas sem dúvida, é um dever do Estado. No total, foram 604 rios em 74 municípios que receberam as ações de despoluição e preservação”. 

Os moradores têm recebido o “Porta a Porta”, no qual agentes ambientais e de saúde passam nas casas instruindo e tirando dúvidas relacionadas à separação de lixo. Com o Programa Coleta Seletiva Solidária funcionando na região, os entulhos são recolhidos duas vezes na semana e têm destino correto. Em um galpão construído especialmente para seleção dos resíduos, 14 catadores que antes trabalhavam em lixões receberam capacitação e material adequado, como luvas e botas, para que possam realizar seu trabalho. 

Os protagonistas estão esperançosos com a mudança. “A gente trabalhava embaixo de chuva, nos cortávamos com caco de vidro, muitos catadores já furaram os pés com o prego, não tinha nada para nos proteger. Com a separação correta do lixo espero que ninguém se machuque mais. A partir de agora teremos um local digno de trabalho”, afirma Silvia Viana, que é catadora no município de Paraíba do Sul.

O evento aconteceu na Praça Garcia Paes Leme. Os moradores que passavam no local puderam participaram de oficinas de confecção de carteiras e pulseiras, com a utilização de garrafa pet, caixas de leite e lacre de refrigerante. As crianças também aproveitaram o evento para assistir aos vídeos que explicavam o destino correto dos resíduos, como é feito o trabalho de um catador e a diferença entre lixão e aterro sanitário.

Nenhum comentário: