4 de junho de 2014

A culinária sustentável do Projeto EcoBuffet

Comemoração da semana do ambiente começa com o lançamento de livro que usa cascas e sementes nas receitas


 As receitas ficaram disponíveis para degustação, mostrando 
que  talos e cascas de alimentos podem ter um destino diferente 
do lixo -  Foto: Adair Aguiar
Bárbara Cruz - Alunos do projeto EcoBuffet lançaram na segunda-feira, 2/6, o livro de Eco Receitas que apresenta mais de 20 dicas culinárias com a utilização de técnicas de aproveitamento integral de alimentos. Essa iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente é uma forma de diminuir o desperdício e a produção de resíduo orgânico. O evento aconteceu no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG).

Talos, cascas, raízes e sementes podem ser usados para criar diferentes pratos e sucos nutritivos. Quem passou pelo local teve a oportunidade de degustar alguns quitutes, como a geleia de maçã com pimenta, feita com a casca da fruta. O projeto ainda dá a oportunidade de pessoas de diferentes faixas etárias se inserirem no mercado de trabalho e coloca na mesa seu lado ecológico quando reduz a quantidade de resíduos. “Não teria lugar melhor para fazer esse lançamento do que o CADEG, onde há um comércio enorme de legumes e verduras mas há também um desperdício muito grande. Esse livro de receitas produzidos pelos alunos é ambientalmente correto e mostra para as pessoas que é possível aproveitar os alimentos e ao mesmo tempo, saboreá-los  ao máximo”, afirma o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.

Iniciado em 2013, o Projeto da Superintendência de Território e Cidadania, da Secretaria de Estado do Ambiente, capacita moradores de comunidades através de aulas práticas e teóricas. O curso tem duração de cinco meses e os alunos recebem auxílio no valor de R$ 120,00.  

Thuany Cristina, que foi destaque como aluna e hoje é monitora explica: “Antes eu jogava tudo no lixo sem ter a noção de que podia ser reaproveitado. Eu jogava a casca da melancia fora e agora sei que com os restos posso fazer uma cocada. Aprendi a preparar nhoque com a casca de abóbora; com resto do chuchu sei que posso fazer um bolo de chocolate. Foram muitos aprendizados importantes que me fizeram mudar antigos hábitos. Pretendo continuar trabalhando no projeto e fazendo as receitas em casa, pois os meus familiares também aprovaram”, se diverte Thuany.  

Baixe o livro de receitas do EcoBuffet:


Nenhum comentário: