28 de maio de 2014

Rio de Janeiro cedia V Marcha Nacional Contra a Homofobia

 Brasil é campeão mundial em homicídios de homossexuais.
 Estudos apontam que em janeiro,  um homossexual foi
 assassinado  a cada 18 horas - Foto:Andy Malafaia
Leslie Assis - Integrantes do Eixo Ambiente Saudável Sem Homofobia, do Programa Ambiente em Ação, também participaram da Marcha, entregando folder informativo sobre a diversidade. O evento aconteceu no dia 25/5 (domingo), na orla de Copacabana, promovida pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT, a maior rede LGBT na América Latina. 

A Marcha fez parte das ações realizadas no mundo inteiro pelo Dia Internacional de Combate à Homofobia. Celebrado desde 1990, o dia 17 de maio marca a exclusão da homossexualidade como classificação de doenças pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A data é um  marco simbólico em  ações de combate à violência contra a população LGBT em mais de 70 países.

Durante a caminhada, foram encenadas agressões e entoadas frases pedindo o fim do preconceito. Cruzes foram fincadas na praia de Copacabana, simbolizando as vítimas fatais de crimes homofóbicos.

Para o Coordenador do Ambiente Saudável Sem Homofobia, Andy Malafaia, é fundamental este ato de conscientização por ainda existir o preconceito enraizado na sociedade. “O Brasil é o campeão mundial de violência conta homossexuais. De cada cinco homicídios contra LGBT no mundo, quatro são cometidos no Brasil. Foram mais de trezentos assassinatos somente em 2013”, informa.

Concebido 2012 pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria do Estado de Ambiente - Seam/SEA, o eixo Ambiente Saudável Sem Homofobia reconhece a importância  da afirmação dos direitos LGBT, por meio de ações, como realização de cursos, palestras, debates e iniciativas de apoio.

Veja as fotos na Fan Page do Programa Ambiente em Ação
http://tinyurl.com/kq6tbe8

Nenhum comentário: