27 de maio de 2014

Formatura TV Verde

Projeto da Secretaria do Ambiente, no Complexo do Alemão, dá  oportunidade para os jovens se inserirem no mercado de trabalho


 O secretário Carlos Portinho fez a entrega  do certificado 
para  os alunos
Bárbara Cruz - Na sexta feira, 23/5, aconteceu a formatura da segunda turma da TV Verde, contemplando 33 jovens. O Projeto é destinado à capacitação técnica em produção audiovisual. A cerimônia foi realizada no Cine Carioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão. Na ocasião, foram exibidos quatro filmes produzidos pelos próprios alunos ao longo do processo de formação, com temas relacionados ao cotidiano deles, como a vida na favela, oportunidades de trabalho e o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. 

Paulo Ballado, coordenador do Projeto falou sobre o sentimento em relação a mais uma etapa concluída. “A gente tenta mostrar nos nossos filmes uma ideia de favela diferente da que aparece na televisão. Procuramos retratar uma realidade na qual os alunos se identifiquem. O legado que deixamos, além da oportunidade profissional, é a formação de jovens que se reconheçam como cidadãos”, relatou.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, afirmou que a intenção é expandir essa iniciativa para outras comunidades. “Os jovens têm que sentir orgulho dessa bela produção realizada. Esse programa do Governo do Estado será expandido para outras comunidades e quem sabe, um dia, a gente possa reunir o trabalho de todas, criando premiações para os melhores resultados. Tem muita coisa a ser feita nesse campo e os coordenadores do Projeto podem confiar, pois terão todo o nosso apoio para seguir com as atividades”, concluiu.

Essa é uma iniciativa da Superintendência de Território e Cidadania, que permite que os jovens possam escolher um caminho profissional. Leonardo França foi aluno da primeira turma, na segunda ele exerceu o cargo de monitor e agora foi contemplado com o cargo de auxiliar administrativo do Projeto. “Descobri a paixão pelo cinema. Através do meu empenho, fiz uma prova e consegui virar monitor. Gosto de ensinar, trocar informações e, dessa forma, aprendo e evoluo. Hoje consegui um cargo efetivo no Projeto e defini a minha área acadêmica. Depois que comecei a fazer parte da TV Verde, me encontrei profissionalmente. Passei em primeiro lugar para uma faculdade e consegui bolsa de 100%”, relembra.

Além da formatura, foi comemorado o aniversário de um ano do Projeto e o início da terceira turma. A TV Verde atende pessoas com faixa etária a partir de 16 anos, que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio. As aulas acontecem às terças e quintas feiras, e os alunos têm aulas de história do cinema, fotografia, direção, produção, som, edição, cidadania e temas ambientais. A duração do curso é de cinco meses. Os participantes contam com o auxílio de R$ 120 por mês. 


Nenhum comentário: