14 de maio de 2014

PROGRAMA MÃOS À OBRA – BAIXADA SE PREPARA PARA O NOVO ANO

Monitores socioambientais fizeram uma revisão do conteúdo de 2013, debatendo temas como Direitos Humanos e Ambiente sem Preconceito



Com base nas diretrizes dos Direitos humanos, monitores e
professores dialogaram sobre o ambiente em que vivem - Foto
Larissa Amorim
Bárbara Cruz - Os monitores socioambientais do Programa Mãos à Obra – Baixada, participaram de uma atividade na UERJ, no sábado, 10/05. O encontro foi uma revisão dos conteúdos abordados em 2013. Os temas discutidos no dia deram origem à produção de SPOTS radiofônicos, com o conteúdo criado pelos próprios monitores e gravados por integrantes do Programa Nas Ondas do Ambiente. 

O professor do departamento de educação da PUC-Rio, Marcelo Andrade, debateu com os monitores o módulo “Direitos Humanos”. Na ocasião, foi ressaltado que somos completamente diferentes, na nossa história, características pessoais, costumes, entre outros fatores, mas que temos direitos iguais como cidadãos. Portanto, devemos relacionar os Direitos Humanos com as questões que são essenciais para a vida das pessoas.

“Esse debate tem como proposta desconstruir a ideia equivocada de que os direitos humanos estão restritos às questões de segurança pública e defesa de determinada população. Ampliamos a discussão mostrando que os direitos humanos tem a ver com saúde, educação, moradia, transporte e também com o ambiente. Para os agentes sociais, que estão sendo formado com a perspectiva de contribuir para a melhoria nas condições de vida dos indivíduos, o conhecimento real dos direitos humanos é fundamental”, destaca Marcelo Andrade.

No segundo momento, Vanessa Leite, integrante do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (LIDIS) e pesquisadora da UERJ debateu o módulo Ambiente Saudável é Ambiente sem Preconceito. Através do tema, os monitores socioambientais pensaram no ambiente não apenas com as questões da natureza, mas com as diversas relações que existem entre as pessoas. 

“É fundamental incorporar na formação dos monitores socioambientais temáticas que permitam que as pessoas pensem nas relações culturais e sociais dos indivíduos. Debatemos o ambiente de uma forma ampla, pois a reflexão sobre discriminação e preconceito existentes é fundamental para os agentes que vão atuar nas comunidades.", afirmou a pesquisadora.




Nenhum comentário: