13 de maio de 2014

FORMATURA DO PROJETO FÁBRICA VERDE NA CHACRINHA

Moradores da comunidade receberam diploma do curso que capacita os jovens para o reaproveitamento de computadores danificados


A partir de 16 anos, jovens que estiverem cursando ou que

já concluíram o ensino médio podem participar do Projeto 
Foto: Larissa Amorim
Bárbara Cruz - Na sexta feira, 09/05, foi a formatura da terceira turma do Projeto Fábrica Verde, na comunidade da Chacrinha, na Tijuca. O projeto atende os moradores locais e também os do Salgueiro e Turano. Foram 88 jovens formados pelo curso que teve duração de três meses e contou com oficinas de montagem e manutenção de computadores, além de aulas sobre o ambiente. 

O Projeto Fábrica Verde oferece qualificação em montagem e manutenção de computadores. A cada quatro máquinas doadas por moradores e empresas públicas e privadas, os jovens produzem um computador em condição de uso que são doadas para telecentros comunitários. A turma da Chacrinha colocou em funcionamento mais de 150 máquinas que foram doadas para a própria comunidade e também para o Complexo da Maré, Formiga, Batan, Campo Grande, São Gonçalo e Cachoeiras de Macacu e ficarão disponíveis para o acesso à internet, pesquisas e trabalhos escolares.

“A informática é o futuro. Percebemos nos dias de hoje a demanda existente para esse tipo de conhecimento e o governo do estado dá a oportunidade desses jovens se inserirem nesse universo. As doações são importantes, pois os equipamentos danificados têm conserto. Essa é uma forma de fazer com que as máquinas não sejam destinadas para locais que possam causar um impacto no ambiente”, afirmou o secretário estadual do ambiente, Carlos Portinho.

Os computadores que chegam à sede do Projeto vão para uma sala destinada à triagem, na qual são avaliados. “Os que não servem para a produção de novas máquinas são reaproveitados de outra forma, como na produção de lixeiras destinadas à coleta seletiva, feitas através da tampa dos monitores; ou os chaveiros, produzidos pelas placas de memória”, explicou Luan Pereira, instrutor do projeto.

O Fábrica Verde permite que os alunos tenham a oportunidade de desenvolverem outras funções após a conclusão do curso. Luan também falou sobre sua passagem de aluno para instrutor: “Eu participei da primeira turma, na qual aprendi a parte teórica e prática. A oportunidade de virar instrutor surgiu pela indicação de um professor devido ao meu próprio interesse no curso e fui escolhido para dar aula de informática básica. Gosto da minha função e de contribuir para a formação de outros alunos”, relatou Luan.

Já Igor Pereira de Almeida, que frequentou as aulas da segunda turma, se destacou pelo seu bom desempenho como aluno e passará a exercer a função de monitor. A cada 120 jovens capacitados, dois são selecionados para atuar como monitores do Projeto, com remuneração inicial de R$ 600 mensais. “Minha tia trabalha com informática e eu sempre tive o interesse de conhecer a área. Entrei no Projeto e fui bem durante o curso. Como monitor, vou ajudar os novos alunos no laboratório, com montagens de peças”, afirmou.

Essa iniciativa da Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria Estadual do Ambiente (STC/SEA) promove a inclusão digital em locais que tem acesso precário às tecnologias de informação; e contribui com o meio ambiente, pois o lixo eletrônico contamina a natureza, devido aos metais pesados (como cádmio e chumbo) presentes nas máquinas.

“Nós trabalhamos de segunda a sexta feira, com oficinas de montagem e também aulas sobre o ambiente. Buscamos implantar uma conscientização ambiental nos alunos e não apenas focar na capacitação profissional deles”, afirmou Alisson Lima, coordenador do Projeto Fábrica Verde da Chacrinha.

Veja as fotos na Fan Page Fabrica Verde:


SAIBA ONDE FAZER AS DOAÇÕES DOS LIXOS ELETRÔNICOS:

Fábrica Verde - Complexo do Alemão - Avenida Itaóca, 1961 - Bonsucesso
Fábrica Verde - Rocinha - Estrada da Gávea, 486, Bl 20 (Rua da Casa da Paz)
Fábrica Verde - Tijuca (Morro do Chacrinha) - Rua Oscar Pimentel, Nº 80
Colégio Tereziano - Rua Marques de São Vicente, 331 - Gávea
PUC - Rio Edifício Cardeal Leme, próximo ao Banco Itaú  - Rua Marques de São Vicente, 225 - Gávea
Escola Nova - Rua Major Rubens Vaz, 392 - Gávea
Condomínio Solar da Barra - Rua Vilena de Moraes, 240 - Barra
Escola Édem - Rua Gago Coutinho, 14 - Laranjeiras



Nenhum comentário: