20 de maio de 2014

PROGRAMA AMBIENTE EM AÇÃO PARTICIPA DE GABINETE ITINERANTE

O eixo Campanhas esteve presente em Caxias promovendo oficinas e outras atividades socioambientais 


As crianças adquiriram o conhecimento de temas ambientais 
através da apresentação de palhaço - Foto: Adair Aguiar
Bárbara Cruz - O evento aconteceu dia 14/5(quarta-feira), na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Essa foi a terceira cidade contemplada pelo Gabinete Itinerante, que já esteve em São Gonçalo e Belford Roxo. Os agentes socioambientais do eixo Campanhas, do Programa Ambiente em Ação, realizaram atividades pela parte da manhã e da tarde, com os públicos adulto e infantil.

Tendas com exposições de material reciclável fizeram parte da decoração do local. Os agentes socioambientais do programa, que tem o apoio da Superintendência de Educação Ambiental, realizaram oficinas de confecção de pulseiras feitas com lacre de refrigerante, e a Pescaria Ecológica, com informações sobre o tema “água” no verso de cada peixe. Na parte da tarde, a temática ambiental abordada no teatro infantil possibilitou que as crianças interagissem com os palhaços presentes no espetáculo.

O Gabinete Itinerante é uma forma de aproximar as pessoas do governo através do diálogo direto com representantes do Estado. Quem passava pelo local, era abordado pela equipe do Gabinete que procurava saber se havia alguma carência de serviço ou informação. As pessoas que optaram pelo atendimento no Gabinete Itinerante passavam pela triagem, na qual relatavam sua situação, e em seguida, eram encaminhadas para os órgãos públicos responsáveis.

O governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), atendeu as pessoas e falou sobre a importância do Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (Psam), criado pela Secretaria Estadual do Ambiente. 

“As atividades ambientais tem que ser acompanhadas de perto para ajudar os municípios. Tanto nos aterros sanitários, na coleta adequada do lixo, quanto no saneamento das regiões. Temos um programa de tratamento do esgoto que é despejado na Baía de Guanabara. Através do Psam, estamos fazendo diversas obras para contribuir com o processo de despoluição.”, afirmou o governador.

Nenhum comentário: