21 de maio de 2014

MÃOS À OBRA REALIZA A 12ª EDIÇÃO DO ATELIÊ DO PENSAMENTO EM PETRÓPOLIS

Ação tem por objetivo o fortalecimento do poder local e a gestão participativa do ambiente, através da educação ambiental crítica


 Diretos Humanos foi o tema do evento - Foto: Adair Aguiar
Adair Aguiar - “Trazer a discussão sobre direitos humanos para esta pessoas, que recentemente passaram por um desastre, é incentivar que estes jovens desenvolvam uma visão crítica sobre a realidade em que estão inseridos, e colaborar para que eles possam reivindicar seus direitos e buscar melhorias para a região, já que tiveram boa parte de seus direitos violados, seja por políticas públicas ineficientes, seja por governos que fizeram promessas”, discursa Pâmela Esteves, palestrante do evento e doutoranda em Educação pela PUC-Rio.

12ª edição do Ateliê do Pensamento aconteceu na cidade de Petrópolis, com o tema “Direitos Humanos - limites e desafios”, a palestra foi acompanhada com atenção pelos monitores socioambientais, voluntários e coordenadores do programa que compareceram no evento realizado no dia 15/05 (quinta-feira), na escola municipal Amélia Antunes Rabello, no bairro Madame Machado.

O tema foi proposto pela equipe do Mãos à Obra que, após a capacitação do módulo introdutório, sugeriram uma palestra sobre Direitos Humanos para ampliar o debate sobre Território, Identidade e Cidadania, temas trabalhados na primeira etapa do curso de formação de monitores socioambientais.
  
Ao final da palestra, foi exibido um documentário 'Auschwitz o domínio do mal', sobre o campo de concentração da cidade, local onde foram mortos quase um milhão de judeus pelas tropas nazistas, como forma de evitar novas ações opressoras pelo estado através do exercício da cidadania.

Mãos à Obra completa dois anos na Região Serrana

O programa Mãos à Obra, iniciado após os desastres ambientais, ocorridos em 2011, completa dois anos de atuação na região Serrana. A equipe do Programa de Petrópolis reuniu os monitores, voluntários e coordenadores na abertura do 12ª Ateliê do Pensamento para celebrar a data e relembrar as diversas ações realizadas pela equipe nestes anos de atuação.

A profª Helena Araújo, coordenadora adjunta do Mãos à Obra, acompanha o programa desde a sua criação e esteve presente para parabenizar a equipe pelas conquistas.  

“Em dois anos, conseguimos alcançar os objetivos, que são a criação dos Nupdec’s (Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários) e formar equipes de monitores socioambientais para atuação local. Portanto, em caso de incidência de novos desastres, já temos o núcleo preparado em cada região, para atuar na prevenção e na proteção comunitária, até que as equipes de defesa civil chegue nas áreas de ocorrência”, ressalta a professora.

Cristina Rosário, coordenadora do Nupdec/Petrópolis, é uma das lideranças locais formada pelo programa e agora já ocupa posição de coordenação na equipe responsável pelo mapeamento das áreas de riscos e das pessoas que necessitam de mais atenção, em caso de desastres naturais.

“A partir de uma parceria entre a UERJ, Secretaria do Estado de Ambiente e o programa Mãos à Obra, foi realizado um mapeamento nas áreas de risco da nossa cidade. Foram visitadas e cadastradas áreas com população localizadas nas beiras de rios e em locais onde já ocorreram deslizamentos de terras. Mapeamos também onde se encontram pessoas idosas e deficientes físicos para que possamos priorizar o atendimento, antes que aconteça uma tragédia maior”, explica Cristina.   

Agora com o Nupdec consolidado, o grupo passa a dialogar com a Defesa Civil local para atualizar o mapeamento das áreas de risco, atividade que necessita de uma equipe para realizar visitas semanais aos locais já mapeados. A primeira  visita está agendada para o dia 22/05 (quinta feira). 

Veja as fotos na Fan Page do Programa Mãos à Obra

Nenhum comentário: