22 de maio de 2014

Encontro de Mosaicos da Mata Atlântica

Representantes locais estiveram no evento que reconheceu o apoio dado pelos parlamentares através das emendas ao orçamento


Através de emendas parlamentares foi destinado R$ 1.5 milhão
 para os Mosaicos - Foto:Dione Storck
Bárbara Cruz - O encontro de Mosaicos da Mata Atlântica aconteceu em 19/5 (segunda-feira), no Centro do Rio, e contou com a presença de mais de 100 representantes das áreas que abrangem os cinco Mosaicos da Mata Atlântica existentes: Mantiqueira; Central Fluminense; Mico-Leão-Dourado; Carioca; e Bocaina. Rita Mendes, representante da Superintendência de Educação Ambiental (Seam), iniciou o diálogo com os participantes. “Temos que agradecer a iniciativa dos parlamentares e lembrar que o foco do projeto é a participação social”, afirmou.

“Ao reconhecer a criação dos “mosaicos” põe em destaque algo essencial nos territórios onde vivemos: o que são e como podem ser conformados os nossos bens naturais, indispensáveis à continuidade da vida”, relatou Cândido Grzybowski, diretor do  Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) , evidenciando a importância da relação entre sociedade e natureza, no cenário predatório em que vivemos.

O Projeto “Mosaicos da Mata Atlântica” é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ambiente (SEA), executada pelo Ibase, e tem como uma de suas principais metas a articulação interinstitucional para viabilizar a sustentabilidade dos cincos Mosaicos do Estado, através da gestão integrada e participativa. Através das emendas de cinco deputados federais: Alessandro Molon, Alfredo Sirkis, Chico Alencar, Eurico Junior e José Luiz Penna foi destinado  R$ 1.5 milhão para os Mosaicos. 

O encontro com representantes dos Conselhos Gestores e os deputados teve como objetivo debater a destinação desse recurso e reforçar o compromisso politico para impulsionar futuras propostas de emendas e outros arranjos focados na implementação dos Mosaicos. Representantes falaram sobre seu território e as ações que são promovidas. 

Sérgio Bertoche, presidente do Mosaico Central Fluminense, relatou as conquistas na área da comunicação, mobilização e gestão “O MCF compreende a comunicação e a mobilização para se criar o pertencimento na sociedade como prioridades”, afirmou. No Mosaico Central Fluminense, a verba disponível será destinada ao setor comunicacional, que inclui o site, TV Mosaico, manutenção do Escritório Técnico, fortalecimento dos núcleos comunitários e a promoção dos Encontros das Comunidades. 



Nenhum comentário: