7 de abril de 2014

ESTADO ENTREGA OBRAS DE DESASSOREAMENTO DO RIO ALAMBARI, EM RESENDE

Em visita ao município de Resende, subsecretário do Ambiente, Carlos Portinho, deu início às atividades de educação ambiental na região


As intervenções tiveram investimentos de R$ 75 mil 
e fazem parte do Programa Limpa Rio
Sandra Hoffmann - O subsecretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, entregou nesta segunda-feira (7/04) as obras de desassoreamento do rio Alambari, em cerimônia na quadra esportiva do bairro Alambari, no município de Resende, no Médio Paraíba Fluminense. As intervenções tiveram investimentos de R$ 75 mil, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), e fazem parte do Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que tem por objetivo a limpeza dos leitos e margens de rios do Estado do Rio de Janeiro, diminuindo o risco de enchentes.

O Programa Limpa Rio retirou 1. 500 metros cúbicos de sedimentos de um trecho de 290 metros do rio Alambari, beneficiando moradores dos bairros Cabral e Alambari. Para os trabalhos, iniciados em 20 de fevereiro e concluídos menos de um mês depois, em 17 de março, foram utilizados quatro caminhões e uma escavadeira hidráulica.

A cerimônia também serviu para marcar o início das ações de educação ambiental nas comunidades que mobilizarão, além de moradores, alunos da Escola Estadual Professor Oswaldo da Rocha Camões e do Colégio Municipal Bairro Cabral. Na quadra do bairro Alambari, os estudantes participaram de oficinas de reciclagem, transformando papel e alumínio em bolsas e enfeites e de compostagem (produção de adubo a partir de cascas e caules de frutas) e da Campanha Dez Minutos Contra a Dengue, de conscientização sobre como prevenir e combater o mosquito transmissor da dengue.

O subsecretário destacou a importância das obras de desassoreamento do rio Alambari para a comunidade e das atividades de educação ambiental:

“O então secretário estadual do Ambiente, Indio da Costa, visitou os bairros Alambari e Cabral, ouviu os moradores, viu a situação e, no dia seguinte, as máquinas já estavam no local para as obras. Além da limpeza do rio Alambari, vamos desenvolver ações de educação ambiental porque é importante a participação e a mobilização dos moradores para mantermos esse rio limpo. Estamos envolvendo estudantes porque eles serão os multiplicadores dessa conscientização ambiental em suas comunidades. O programa Limpa Rio já atendeu 74 municípios fluminenses, desassoreou 594 rios, córregos, lagos e lagoas do Rio de Janeiro e retirou cerca de três milhões de metros cúbicos de material proveniente do desassoreamento desde que foi criado, em 2007, até o momento”, explicou Carlos Portinho.

Morador de Resende há mais de 20 anos, o vereador Stênio Aguiar foi o porta-voz das reivindicações dos moradores dos bairros Alambari e Cabral junto à Secretaria de Estado do Ambiente:

“O pedido de limpeza do rio Alambari já vinha se arrastando há muito anos e o pedido da população foi atendido pelo então secretário Indio da Costa. O desassoreamento é importante porque vai evitar o risco de enchentes nesta região”, acrescentou Stênio.

O presidente da Agência do Meio Ambiente do município de Resende (AMAR), Wilson Moura, agradeceu ao secretário pela iniciativa e destacou que irá pedir a inclusão de outros rios da cidade de Resende no Programa Limpa Rio.

Moradora do bairro Alambari, a costureira Dalva Fátima de Paula Almeida, 60 anos, agradeceu ao secretário pelas obras:


“Quando vim morar aqui, há mais de 30 anos, eu pude acompanhar a degradação do rio Alambari. Com as obras, nós não iremos mais sofrer com medo de novas inundações”, ressaltou ela.

Nenhum comentário: