3 de abril de 2014

Encerramento da Semana da Água promove diálogo com alunos da rede pública de ensino

Alunos participam de dinâmica com Agentes Ambientais
Foto: Larissa Amorim/Comunica Seam

Adair Aguiar - A Semana da Água deste ano reuniu alunos da rede pública e agentes ambientais do programa Ambiente em Ação, em Niterói, na região metropolitana do Rio. A ação teve inicio no Colégio Leopoldo Fróes e seguiu ao longo da trilha de acesso ao Parque da Cidade, principal Área de Proteção Ambiental da Cidade.


No trajeto, foram replantadas oito mudas de espécie nativa da região como forma de sensibilizar os participantes para a preservação dos recursos hídricos, já que ali fica localizado a nascente do rio Maceió, que dá nome ao bairro.


O Programa Ambiente em Ação, através do eixo Campanhas, coordenou a ação que contou com atividades de sensibilização relacionado a água. Maurício Meireles, coordenador do eixo Campanhas, destacou a importância de replantar mudas de árvores no entorno dos mananciais.


“A importância da preservação das árvores nativas é essencial para manutenção dos recursos hídricos. Assim, as nascentes presentes no parque continuarão a existir”, disse Maurício.


Eloisa Osanai, bióloga e educadora ambiental, distribuiu cerca de 30 copinhos de água, em que apenas um tinha água própria para consumo, as demais eram salgada. Neste dinâmica, os alunos puderam perceber a situação da água no planeta, que possui apenas 0,07% das suas reservas próprias para o consumo, e o Brasil é o país que detém a maior reserva.


A ação do eixo campanha teve o apoio do Grupo de Ação, Pesquisa e Orientação a Projetos Sociais, o GAPOPS, instituição com sede no parque e que contribui para a preservação local.


Veja as fotos na Fan Page do Programa Ambiente em Ação:

Nenhum comentário: