6 de dezembro de 2013

Moradores da Região Serrana ganham kits para orientar evacuação em caso de desastres naturais

Secretaria do Ambiente promove Caminhada pela Vida, com a distribuição de kits em Nova Friburgo, Petrópolis e em Teresópolis para auxiliar e orientar a desocupação emergencial de moradores em situações de risco


Moradores de áreas de risco em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo passarão a contar com mais um aliado no enfrentamento e prevenção de desastres naturais. A partir deste sábado, dia 07/12, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), fará a distribuição de kits de desocupação, contendo itens como: ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata, capas de chuva e uma pasta plástica com vedação impermeável para que as pessoas possam guardar seus documentos e carregá-los em situações emergenciais.

Na Caminhada pela Vida, monitores socioambientais e voluntários capacitados pelo Programa Mãos à Obra, da Superintendência de Educação Ambiental (Seam/SEA), percorrerão os bairros de Posse e Cascata do Imbuí, em Teresópolis; de Córrego D’antas, em Nova Friburgo; e Gentio e Benfica, em Itaipava, para entregar os kits nas casas de moradores que vivem em áreas de risco. 

O ímã contém orientações para desocupação imediata (lembrar, por exemplo, de desligar o gás para evitar o risco de explosões, bem como a eletricidade; de levar o kit de desocupação a fim de garantir a guarda e preservação de documentos familiares e ainda os procedimentos para o retorno às residências). Os moradores também receberão informações sobre rotas de fuga e o lugar para onde devem se dirigir em caso de alarme (pontos de apoio).  

A Caminhada pela Vida faz parte da mobilização para a disseminação dos “Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais”, desenvolvidos pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA após as chuvas de 2011, maior evento climático até hoje registrado no Brasil. 
Alguns dos diferenciais desses planos foram o de ter identificado e trabalhado dois tipos de risco – hidrológico (risco de enchentes) e geológico (escorregamento de massa) – e de ter sido construído, de forma participativa, com moradores da Região Serrana, maiores conhecedores dos territórios em questão.

Ao longo de 18 meses, a mobilização da comunidade incluiu a capacitação de 60 monitores socioambientais, através de um curso de 200 horas, dado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), executora do Programa Mãos à Obra. Esses monitores assumiram o protagonismo na instalação de Núcleos de Proteção e Defesa Civis (NUPDECs), também comunitários, que também receberam da SEAM/SEA outros kits, com capas de chuvas, lanternas e apitos – materiais básicos para a desocupação–, além de treinamentos específicos com noções em emergências pré-hospitalares, sistema de alerta e alarme, e procedimentos de evacuação.

Além do curso, a mobilização incluiu o convite a lideranças de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo para participarem dos Ateliês do Pensamento (jantares comunitários, onde se discutiam os temas e encaminhamentos do processo de construção dos Planos) e de um encontro chamado Feijão Amigo (momento de confraternização, de compartilhamento dos conteúdos aprendidos no curso de capacitação e de mobilização para as ações de prevenção e enfrentamento de acidentes e desastres naturais, realizado aos sábados).


PROGAMAÇÃO

07 de dezembro (sábado)

Teresópolis: Pólo Posse – Campo Grande- Cascata do Imbuí
Ponto de encontro: Escola Municipal Prof. João Adolpho Jossetti
Estrada José Arthur Jossetti, 355 - Posse 
Horário de início: 10:00h
Duração prevista: 3 horas (previsão de término 13:00h)

Nova Friburgo: Pólo Córrego D’antas
Ponto de encontro: Colégio Estadual Etelvina Schottz 
Rua Urbano Antônio Bachini, s/n – Córrego D’antas
Horário de início: 10:00h
Duração prevista: 2 horas e 30 min. (previsão de término 12:30h)

10 de dezembro (terça-feira)

Petrópolis: Pólo Itaipava
Ponto de encontro: Entrada da Estrada do Gentio, próximo a Estrada das Arcas (chamada Santa Clara)
Horário de início: 9:00h
Duração prevista: 5 horas 

Fonte: ComunicaSeam

Nenhum comentário: