Educadores participam da plenária do III Fórum Elos de Cidadania – A escola pública na gestão ambiental e aprovam a versão final da Carta Elos de Cidadania
![]() |
As propostas foram votadas abertamente - foto Larissa Amorim |
A Carta Elos de Cidadania é um manifesto coletivo de educadores que atuam no Programa Elos de Cidadania, da Seam, e de gestores ambientais do Estado do Rio de Janeiro, em prol do fortalecimento da escola pública e de seus espaços democráticos internos e pela participação ativa da escola pública na gestão ambiental do território em que está inserida. “É a comunidade escolar reivindicando espaço para participar das decisões que afetam o território e das políticas públicas que dizem respeito à realidade local”, enfatiza Lara Moutinho da Costa, superintendente de Educação Ambiental da SEA.
O texto-base da Carta foi formulado no âmbito do Elos de Cidadania, Programa Seam/SEA, que atua em escolas de 15 municípios do Rio de Janeiro junto a mais
de 200 docentes participantes e que já formou cerca de seis mil alunos. Seus principais
objetivos são o desenvolvimento e o fortalecimento de ações coletivas voltadas
para o controle social, o enfrentamento das vulnerabilidades socioambientais e
a gestão participativa de águas e florestas da Mata Atlântica.
Segundo Fábio Leite, coordenador do Programa Elos de Cidadania, a
Carta se divide em duas partes: na primeira, os educadores questionam o Estado
pela falta de estrutura e condições para praticar uma educação ambiental que
seja participativa e exerça de fato o controle social sobre o território. “Como
podemos pedir ao professor para participar, por exemplo, de um Comitê de Bacia,
se ele não tem carga horária cedida para esse fim e se não existe uma estrutura
ou qualquer anteparo financeiro que dê condições para esse educador exercer sua
cidadania plenamente?”, argumenta.
Na segunda parte, estão os compromissos que, a partir das
reivindicações atendidas, os educadores assumem com relação à escola e ao seu
trabalho, tomando a comunidade escolar como um sujeito dos processos participativos de sua localidade.
O envio de propostas foi feito, inicialmente, através da internet: mesmo
à distância, especialistas da área de educação ambiental puderam dar suas
contribuições, e algumas delas foram aprovadas. “Alguns professores, que não
puderam estar no I Fórum, participaram online e hoje estiveram aqui aprovando
presencialmente a Carta”, lembrou Fábio Leite, enfatizando a importância da
internet na consolidação desse documento.
Ainda segundo o coordenador, a participação dos educadores ocorreu
de várias maneiras, não se restringindo à internet ou aos fóruns. “Nós abrimos
todas as formas de proposição, seja via telefone, pessoalmente na sala do Elos,
ou mesmo nas escolas através de debates.
Recebemos todas as propostas, mas os profissionais de educação que
aqui estiveram é que decidiram o que entraria e o que não. Esse foi o ponto
chave do nosso trabalho”, enfatiza Fábio.
“A participação do educador na construção desse documento foi
fundamental para que ele tivesse força política. Se fosse construído somente
por nós, o documento não teria a força que tem agora, porque houve um
aprimoramento detalhado nas propostas e foi criado, assim, um documento oficial
de luta”, explicou Fábio.
O orientador do Elos em Petrópolis, professor Guilherme Silveira, participou ativamente da construção da Carta
e está satisfeito com o resultado. “Estive em todos os fóruns, divulguei pela
internet para que meus colegas pudessem participar e acrescentar outras
propostas. A Carta aprovada explicita exatamente o que eu penso, além de ser
nosso instrumento político de luta”.
De acordo com a superintendente de Educação Ambiental Lara Moutinho
da Costa, o texto base da carta, quando ainda estava em consulta pública, foi
encaminhado aos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação por suas
coordenações de educação ambiental. “Agora iremos reencaminhar a Carta
definitiva para os ministérios. Pela primeira vez na história do Estado do Rio
de Janeiro, vi as escolas se reunirem para elaborar um texto político em defesa
da educação ambiental voltada para gestão ambiental participativa, como um
compromisso da cidadania ativa”, discursa.
Acesse a Carta aprovada na integra:
http://cartaelos.wordpress.com/
Veja as fotos na Fan Page do Programa Elos de Cidadania:
https://www.facebook.com/elosdecidadania?ref=hl
Fonte: ComunicaSeam
Veja as fotos na Fan Page do Programa Elos de Cidadania:
https://www.facebook.com/elosdecidadania?ref=hl
Fonte: ComunicaSeam
Nenhum comentário:
Postar um comentário