23 de setembro de 2013

Um sábado de conscientização

Alunos do projeto Campanhas, do programa Ambiente em Ação, participam de limpeza nas areias de Copacabana



Por Bárbara Cruz

O Dia de Limpeza de Litorais – Clean Up The World, é comemorado mundialmente no terceiro sábado do mês de setembro. No Brasil, essa ação acontece há 11 anos e conta participação de crianças de diferentes escolas e comunidades, que recolhem o lixo deixado na praia. No final da atividade, a Comlurb busca os resíduos e os encaminham para a seleção, na qual é determinada a possibilidade de reciclagem.

Durante toda a manhã, alunos do programa Ambiete em Ação
recolheram resíduos deixados por banhistas nas areias da praia
Um mutirão de limpeza foi organizado, no último dia 21, na praia de Copacabana, em comemoração a esse dia. Educadores e monitores socioambientais, do eixo Campanhas, do Programa Ambiente em Ação, estavam presentes auxiliando vinte brigadistas mirins, da comunidade do Tabajara. Utilizando luvas e sacos plásticos biodegradáveis, as crianças retiraram micro lixos, como guimbas de cigarro, tampas de garrafas, canudos, sapatos, roupas, inclusive um tapete. No total foram retirados 480 kg de lixo da praia.

O secretário Carlos Minc estava presente e ressaltou a participação, desde 2007, da Secretaria Estadual do Ambiente na atividade. Falou sobre o aumento do número de escolas na ação, da diminuição da quantidade de lixo nas praias e de um novo projeto. “O coco deixado na praia, ainda é um problema existente que estamos tentando solucionar. Estamos com um projeto novo, que é a fábrica em Caxias, que recicla o coco para produzir xaxim e aproveita sua fibra, utilizando-a nos estofos dos assentos dos automóveis”, explica Minc.

A superintendente da educação ambiental, Lara Moutinho, mencionou a importância dessas datas para sensibilizar a população, os setores público e privado sobre a responsabilidade de cada um pelos resíduos gerados, seja através do consumo, seja pela produção ou mesmo a omissão de se ter uma coleta regular. “É interessante envolvermos toda sociedade para tentarmos diminuir os impactos dos lixos que ficam no ambiente, assim como as universidades contribuem com as pesquisas e coleta de dados, cabem também as empresas destinar recursos para campanhas públicas de mobilização ambiental uma vez que elas são as grandes produtoras de resíduos”, dispara.

Ainda segundo a superintendente, é preciso observar do ponto de vista critico a poluição marinha, os resíduos nucelares, metais pesados, hospitalares, tóxicos e químicos jogados no mar pelas industrias, navios e também pela população é enorme. “Não podemos dizer que é o homem quem polui o mar, sem caracterizar que homem é esse, e que atividade econômica esta ligada a esse homem”, alerta Lara.

Nenhum comentário: