23 de setembro de 2013

Dia da árvore na comunidade Pavão - Pavãozinho

Alunos do Programa Ambiente em Ação plantam mudas e realizam
 limpeza na horta da escola 


Por Barbara Cruz

O núcleo Campanhas, do Programa Ambiente em Ação, promoveu no último dia 20, atividades na Escola Solar Meninos de Luz, na comunidade do Pavão- pavãozinho, Zona Sul do Rio, em comemoração ao dia da árvore. De acordo com um dos coordenadores, Mauricio Vasques, que participou de todo o evento, esse eixo do programa busca colocar a escola como protagonista do ambiente, para que seja possível estimular uma postura crítica dos alunos nas questões relacionadas ao dia a dia de cada um deles.

No período da manhã, cinquenta crianças realizaram o plantio de goiabeira e aroeira na horta da escola. Em seguida, munidos de luvas e sacos de lixo, realizaram um mutirão de limpeza no mesmo local. Enquanto alguns alunos tiveram que retornar para sala de aula, outros continuaram participando da celebração do dia da árvore, que é comemorado oficialmente no dia 21 de setembro.

Quinze alunos acompanhados por agentes socioambientais da secretaria de educação ambiental (Seam/SEA) e por integrantes do Projeto Favela Mais Limpa, foram ao topo da comunidade e fizeram o plantio de cinco árvores: guapuruvu, pau ferro, goiabeira, ipê roxo e angico vermelho.

Já no período da tarde, Milena Alves, agrônoma e técnica florestal do Inea, realizou um seminário no auditório da escola, cujo tema foi a Conservação da Mata Atlântica. A atividade contou com a presença de sessenta alunos e foram abordados assuntos como as características das árvores (caule, folhas e suas funções) e a importância da mesma na qualidade de vida das pessoas; informações gerais sobre a situação atual da Mata Atlântica e estratégias de preservação e reflorestamento; e as etapas da produção de mudas.

Nenhum comentário: