10 de setembro de 2013

Secretaria do Ambiente e Uerj organizam fórum para discutir o papel da escola na gestão ambiental pública

A importância da comunidade escolar na gestão 
ambiental será um dos temas debatidos 
no Fórum Elos de Cidadania (foto: Larissa Amorim)
Promover a discussão sobre os limites e possibilidades de atuação da comunidade escolar na gestão ambiental do território onde está inserida. Este é o principal objetivo do Fórum Elos de Cidadania: a Escola na Gestão Ambiental Pública, que será realizado na próxima sexta (13/09), na Uerj. Promovido pelo programa de educação ambiental Elos de Cidadania, da Secretaria estadual do Ambiente (SEA), o evento reunirá mobilizadores escolares do programa e professores da rede pública federal, estadual e municipal. 
Criado em 2007, o Elos de Cidadania é executado pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA em parceria com a Uerj, e conta com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Segundo os organizadores, o fórum é preparatório para a quarta edição da Conferência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Cemarj), que também acontecerá na Uerj, de 13 a 15/09. As discussões considerarão os problemas e conflitos socioambientais identificados nos diagnósticos participativos elaborados durante o curso desenvolvido nas escolas atendidas pelo Elos de Cidadania. 

A partir daí, pretende-se definir uma agenda de compromissos com definição de prioridades, a ser sistematizada na “Carta do Rio de Janeiro: A Escola na Gestão Ambiental Pública”, um manifesto coletivo de educadoras e educadores pelo fortalecimento da instituição escolar enquanto sujeito ativo na gestão ambiental pública. A carta será apresentada durante a Cemarj. 

Serão abertas 250 vagas. A programação completa e as fichas de inscrição estão disponíveis no endereço http://elosformacao.wordpress.com. 

Local:
UERJ - Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, auditório 111 – 11º andar - Maracanã

Outras informações: 
Secretaria do Programa Elos de Cidadania - e-mail: secretaria.elos@gmail.com



Nenhum comentário: