13 de setembro de 2013

A escola e a gestão ambiental

Fórum Elos de Cidadania: envolvimento da comunidade
escolar em prol da qualidade ambiental
Como a escola pode atuar em defesa da qualidade ambiental do território em que está inserida? Uma resposta objetiva para esta questão é o que pretende o I Fórum Elos de Cidadania: a Escola na Gestão Ambiental Pública, evento que ocorre nessa sexta-feira, dia 13 de setembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  “A escola pode e deve ser protagonista no controle social, mas é preciso que sejam definidas as bases para isso. No Fórum vamos tentar um consenso sobre o compromisso que a comunidade escolar pode assumir e o que será reivindicado para que ela exerça esse papel social de cuidar do ambiente”, explica Fabio Leite, Coordenador do Eixo Formal dos Programas da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA).

O Fórum é promovido pelo programa Elos da Cidadania, criado pela Seam em 2007, com o objetivo debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas. Através do programa, as escolas fazem diagnósticos socioambientais das comunidades a que pertencem e buscam soluções coletivas para os problemas identificados.

“O Elos de Cidadania é pioneiro em propor a participação da escola na gestão ambiental do território. Não basta, no entanto, dizermos que a escola deve participar, se não houver política pública de educação que viabilize essa participação. Nós enfrentamos um processo de precarização da escola pública que não permite esses avanços”, completa Leite.

O coordenador diz ainda que o programa objetiva a formação de sujeitos sociais críticos e participativos na construção de uma sociedade responsável pela qualidade do ambiente em que vive. Além da diversidade e do equilíbrio ambiental, são preconizadas a democracia, a equidade social, a justiça, a autonomia e a emancipação dos sujeitos.

Como resultado do Fórum, será elaborada a “Carta do Rio de Janeiro: A Escola na Gestão Ambiental Pública”, um manifesto coletivo pelo fortalecimento da instituição escolar na gestão ambiental pública. O documento será apresentado na IV Conferência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Cemarj), que ocorrerá de 13 a 15 de setembro também na UERJ. 


Nenhum comentário: