6 de setembro de 2013

Em defesa das culturas tradicionais

Líder afro-religiosos diz que a intolerância vai além da religião e convoca os povos de terreiro a caminhar no próximo domingo em defesa da cidadania


líder afro-religioso Aderbal 
Ashogun defende a  manutenção 
da diversidade religiosa
“As duas maiores riquezas que o Brasil tem são a diversidade de seu bioma e a diversidade cultural. No entanto, elas não têm sido respeitadas. As culturas tradicionais são suprimidas por um modelo de cultura que é pasteurizante”. O alerta é de Aderbal Ashogun, consultor do núcleo Elos da Diversidade, do programa Ambiente em Ação, iniciativa da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA), executada em parceria com a Uerj e com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Segundo ele, os povos de terreiro lutam não só pelo direito ao culto religioso, “que é permanentemente cerceado”, como pela “manutenção dos saberes e fazeres tradicionais”. 

Coordenador da Rede Nacional de Cultura Ambiental Afro-Brasileira e de várias outras organizações sociais, Aderbal reclama que a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (instituída pelo Decreto 6040, de 2007) não é aplicada pelo Estado. 

De acordo com o artigo 3 da Política, os territórios tradicionais são espaços necessários à reprodução cultural, social e econômica dos povos e comunidades tradicionais, sejam eles utilizados de forma permanente ou temporária. “O que requeremos é justamente o espaço de manutenção e preservação das nossas tradições, de práticas que trouxeram a humanidade até aqui, até os dias de hoje”, diz Aderbal. 

Sobre a Caminhada pela Liberdade Religiosa, que ocupará a Orla de Copacabana no próximo domingo (08/09), Aderbal conclama: “O movimento de rua vem continuar uma luta das culturas tradicionais de mais de 500 anos. É importante que todos participem”. 


Nenhum comentário: