26 de setembro de 2013

Elos da Diversidade se reúne com o Conselho de Guardiões do Sagrado e da Natureza

Encontro definiu estrutura de organização do Espaço Sagrado da Curva do S

Integrantes do Conselho decidem com a equipe Secretaria,
como organizar o Espaço Sagrado da Curva do S
Bárbara Cruz - O segundo encontro do Conselho de Guardiões do Sagrado e da Natureza, - composto por lideranças religiosas do candomblé e umbanda, -  foi realizado no dia 19 de setembro, no terreiro Ile Omo Oya Legi, da Ialorixá Palmira de Iansã, no município de Mesquita, do Rio de Janeiro. A reunião foi para discutir sobre o mapa do Espaço Sagrado da Curva do S, apresentado pela superintendente de educação ambiental, Lara Moutinho e o assessor técnico religioso do Elos da Diversidade, Ladislau Lyra.



anfitriã, Mãe Palmira, iniciou o encontro relembrando a dificuldade dos nossos antepassados para manter o culto do Candomblé, ela afirmou ainda, que a luta pelos direitos da comunidade, independentemente, da religião, deve funcionar como uma espécie de herança a ser passada de geração em geração. Citou também a ignorância como um dos motivos de crimes de intolerância religiosa, devido à falta de conhecimento das pessoas em relação à cultura e história do nosso povo. “Este espaço é um grande exemplo de conquista, aqui poderemos praticar nossos cultos livremente o que ajudará a impulsionar a liberdade religiosa”, refletiu.

Em seguida, Lara Moutinho e Ladislau Lyra apresentaram aos Guardiões, o mapa do Espaço Sagrado da Curva  S, onde será construído, no Alto da Boa Vista, e juntos, definiram a estrutura organizacional do lugar em que servirá para praticas religiosas .

Para evidenciar a presença da religião, logo na entrada haverá um Xaxará - símbolo sagrado do orixá Omolú,  um feixe de ramos de palmeira enfeitado com búzios, - de sete metros, e será criado um local para práticas da Umbanda, atividades infantis, culturais, administrativas, e um espaço exclusivo para os orixás e seus berços, representados pelas plantas, folhas e ervas que caracterizam cada um deles. O próximo encontro acontecerá em outubro.

Nenhum comentário: