26 de setembro de 2013

Campanha contra a dengue movimentará o Batan

As ações vão desde palestras e oficinas preventivas e apresentações culturais a vistorias pelos agentes ambientais em possíveis locais com o foco do mosquito 


No dia 27 de setembro, próxima sexta-feira, promete muito agito na Comunidade do Batan, em Realengo, Rio de Janeiro. É que o Programa Ambiente em Ação, da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria do Estado do Ambiente (Seam/SEA) promoverá, junto a diversos parceiros, a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, com oficinas, palestras e espetáculos artísticos, das 10 às 14 horas.

O evento começa com a apresentação do grupo de dança Jovens de Periferia, no Largo do Chuveirinho. Depois, agentes de vigilância ambiental em saúde visitarão imóveis no local para vistoriar e identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela e da dengue.

Estão previstas ainda apresentações de teatro de fantoche e de esquetes teatrais sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, os moradores poderão conhecer o mosquito da dengue em laboratório e receberão material educativo sobre o controle do inseto e a prevenção da doença.

Uma equipe da Clínica de Família Antônio Gonçalves da Silva, que fica na Avenida Brasil, em frente à entrada do Batan, falará sobre saúde bucal e haverá uma mobilização para cobertura das caixas d'água com capas plásticas.

Crianças e jovens também poderão participar de oficinas de citronela  e reprodução de mudas - usada para produzir repelente natural, - oferecidas pelo projeto Comunidades Verdes. E estão previstas apresentações do grupo de capoeira Estrela Azul e do projeto Charme Favela da Agência de Redes para Juventude.

A comunidade do Batan tem mais de 52 mil moradores e é uma porta de entrada para a Grande Zona Oeste no Rio de Janeiro. Desde 2009, conta com uma UPP - Unidade de Polícia Pacificadora, a terceira a ser instalada no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: