27 de setembro de 2013

Escolas do Rio terão curso de capacitação em rádio

Aula inaugural acontecerá neste sábado em dois colégios do Rio e um de Niterói



No curso os alunos debatem temas socioambientais e
aprendem técnicas radiofônicas (Foto: Eduardo Peralta)
Mais três novos pólos no do Rio de Janeiro serão contemplados com o curso de radiodifusão do programa Nas Ondas do Ambiente, da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria do Estado do Ambiente. As aulas acontecerão a partir deste sábado, 28 de setembro, das 8h às 17h, nos colégios estaduais Gomes Freire de Andrade, na Penha, André Maurois, no Leblon, e Liceu Nilo Peçanha, em Niterói. Esses colégios servirão como sede do polo, que reunirá alunos de outros colégios da região. As aulas continuarão nos dias 05, 19 e 26 de outubro, 09, 23 e 30 de novembro e 07 e 14 de dezembro. 

“A nossa ideia é inspirar, capacitar e mobilizar”, explica a superintendente da SEA Lara Moutinho da Costa, dizendo que as rádios comunitárias funcionam cada vez mais como instrumento de pressão popular para interferência no poder público. Executado em parceria com a Uerj e com recursos do Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano,  o Nas Ondas do Ambiente é o primeiro programa de política pública de educomunicação socioambiental do Rio de Janeiro. 

O programa teve início em 2007, ainda como projeto-piloto chamado Rádio@Escola.com, para atender as escolas da rede pública estadual que tinham recebido equipamentos de rádio doados pelo Programa de Melhoria e Extensão do Ensino Médio (Promed), do Ministério da Educação. Nos dois anos seguintes, o Rádio@Escola.com atuou em 74 unidades, de 26 municípios. Dos 450 alunos inscritos no curso de capacitação em técnicas radiofônicas, 326 foram certificados. 

Em 2010, foram 82 escolas inscritas em 64 cidades e 444 alunos certificados. Já em 2011, o componente esteve presente em 16 municípios, sendo 11 da Região Serrana, quatro na região da Baía da Ilha Grande e a capital fluminense. No ano passado, foram atendidas 24 escolas nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, num total de 150 cursistas.

O público alvo é formado por professores e estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio da rede pública estadual, jovens do programa do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), lideranças locais e universitários.

Além de frequentarem aulas de educação ambiental, os participantes passam por um curso de capacitação em técnicas radiofônicas com duração de 40 horas. Nos encontros, eles absorvem os conteúdos de radiojornalismo, como história do rádio, texto, técnicas de reportagem e de entrevista, e locução. Depois disso, são dadas aulas de acompanhamento durante um sábado por mês.

Com o conhecimento adquirido, os cursistas passam a produzir, pelo menos, dois programas por semana, cada um com cerca de dez minutos. Esses programas são veiculados nas escolas durante a hora do recreio, no site da SEA e nas mídias sociais do Nas Ondas do Ambiente.

SERVIÇO:

Data: 28/09/2013 (sábado)

Polo Leblon
Local: C.E André Maurois
Endereço: Av. Visconde de Albuquerue, 1.325, Leblon

Polo Niterói
Local: C.E. Liceu Nilo Peçanha 
Endereço: Av. Amaral Peixoto, 707, Centro, Niterói

Polo Penha
Local: C.E. Gomes Freire de Andrade
Endereço: Rua Sâo Mauricio, 87 – Penha

Nenhum comentário: