2 de setembro de 2013

Elos da Diversidade participará da Caminhada pela Liberdade Religiosa na Orla de Copacabana

Programa de educação ambiental da Secretaria estadual do Ambiente caminhará com ala formada por ambientalistas e lideranças religiosas 

Quinta edição da Caminhada pela Liberdade Religiosa:
Elos da Diversidade distribuiu folhetos educativos
(foto: Larissa Amorim)
No próximo domingo (08/09), acontece a sexta edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na Orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), o evento terá início às 11 horas, com concentração no Posto 6, e percorrerá a orla até o Leme.

O programa Ambiente em Ação e seu componente Elos da Diversidade, iniciativa da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, participará com uma ala formada por ambientalistas e lideranças religiosas. 

Executado em parceria com a Uerj e com apoio de diversas instituições e lideranças de religiões afro-brasileiras, o Elos da Diversidade instrumentaliza ações socioeducativas em defesa da diversidade cultural e de resgate dos saberes tradicionais. Uma das propostas do programa é a criação de espaços sagrados em áreas protegidas, de modo a preservar tanto os recursos naturais quanto as práticas culturais a eles associados. O primeiro espaço sagrado já está em fase final de institucionalização e será criado na Curva do S da Floresta da Tijuca, na Zona Norte do Rio, tradicional área de uso dos povos e comunidades de terreiro

Caminhada pela liberdade

Em 2007, após uma seqüência de atos de violência contra grupos religiosos de matrizes africanas, foi organizado um protesto nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Pessoas de diferentes religiões, ateus e agnósticos participaram contestando a intolerância e a imposição das crenças hegemônicas. No ano seguinte, constituída a CCIR, organizou-se a primeira caminhada, que reuniu cerca de 20 mil pessoas. Na quinta edição, em 2012, a estimativa dos organizadores é que a caminhada teve público de mais de 200 mil pessoas. Mais informações sobre o CCIR em www.eutenhofe.org.br.

Nenhum comentário: