12 de novembro de 2012

Parque Estadual da Serra da Tiririca é ampliado

A unidade de conservação terá uma área equivalente a quatro mil campos de futebol

Parque Estadual da Serra da Tiririca protege vários tipos de biomas, como o da Mata Atlântica (Foto: Divulgação)

Jade Curvello - Pólo de ecoturismo e lazer dos municípios de Niterói e Maricá, no estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) teve sua área ampliada pelo governo estadual em 1.241 hectares. Atendendo a reivindicações de ambientalistas e moradores de Niterói, a área protegida também vai contar até o final deste ano, com 20 guarda-parques e uma Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm).

Para ampliar a área foram incorporados a ela, a Reserva Municipal Darcy Ribeiro, as ilhas Pai, Mãe e Menina e o Morro da Peça. Esse processo de inclusão foi realizado a partir de uma grande consulta pública em Niterói, onde se levou em conta, por exemplo, o regime de cogestão do parque da Tiririca, em parceria com a Prefeitura de Niterói, e a incorporação das ilhas, proposta pelos pescadores.

O parque protege áreas de Mata Atlântica, restinga, costões rochosos, mangue e banhados. Devido a essa vasta biodiversidade, desde 1992, a área é considerada pela Organização das Nações Unidas (UNESCO) como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, deu relevância à conservação da biodiversidade da área.

– A incorporação da reserva Darcy Ribeiro significa conservar a biodiversidade de uma área importante para o município, mas que foi completamente abandonada pelos governos anteriores, e estava inclusive sujeita a invasões – explicou.
Segundo o secretário, a ampliação da unidade de conservação também tem caráter socioambiental.

– Vamos proteger a Mata Atlântica, aumentar a reprodução do pescado e garantir aos pescadores a possibilidade de trabalhar também com turismo ambiental, promovendo visitações às ilhas que agora fazem parte da nova unidade de conservação – esclareceu Minc.

O Parque Estadual da Serra da Tiririca além de ser uma opção de lazer, por meio da prática de atividades como a caminhada, o surfe, a escalada e a pesca, também pode ser uma ferramenta de estudo para pesquisas científicas, e pólo para disseminação do conceito de educação ambiental. 

Nenhum comentário: