7 de novembro de 2012

Curso capacitará agentes ambientais em Acari


A partir das aulas jovens e adultos multiplicadores de informação sobre o ambiente
Rua ao lado do Hospital de Acari é um dos pontos críticos do bairro (Foto: Google Street View)

Victor Vicente - O Programa Ambiente em Ação, através do eixo Campanhas, em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) realiza neste sábado (10), a primeira aula do curso de capacitação para formação de agentes ambientais na comunidade de Acari, Zona Norte do Rio.  As aulas acontecerão no Ecoponto Brasil Sustentável, localizado na Avenida  Pastor Martin Luther King Júnior, n°11.058, aos sábados do dia 10 de novembro a 1 de dezembro, das 9 às 13 horas.

A primeira aula do curso, sobre Educação e Saúde Ambiental, será ministrada pelo Prof. José Roberto Castro Gonçalves e por Wilton Marques de Gois, que, relacionando os cuidadados ambientais com a saúde, trarão questões  sobre os principais vetores de doenças da comunidade, como os mosquitos e roedores.

Para capacitar os alunos, o 2º módulo do curso é sobre Educomunicação. O Prof. Jorge Tonnera Júnior, que ministrará a aula, irá apresentar aos estudantes as teorias básicas da comunicação. Os cursistas aprenderão a construir seus próprios instrumentos de comunicação, como jornal, mural e fanzine, visando campanhas educativas na comunidade.

O 3º e 4º módulo serão, respectivamente, Lixo e a Poluição das Águas e Lixo e Cidadania – Benefícios da Reciclagem, que tratarão do desperdício de água, poluição dos rios, saneamento básico, reciclagem e coleta seletiva.

Ao fim dos quatro módulos, os alunos participarão de um mutirão de limpeza em duas áreas críticas em Acari: a primeira em uma rua ao lado do Hospital Municipal Ronaldo Gazola e a outra em um valão localizado no centro da comunidade.

Os professores e organizadores esperam, com o curso, sensibilizar os jovens e adultos à tratarem do assunto ambiental com mais seriedade, servindo de propagadores de informação e educação.

Nenhum comentário: