1 de outubro de 2012

Lagoas da Barra da Tijuca serão recuperadas

Trabalho contará com mais de meio bilhão de reais e incluirá a dragagem de sedimentos, que poderá beneficiar os canais de Marapendi, Joatinga bem como lagoas na região

reprodução
Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca (Foto: Reprodução da internet)

Victor Vicente - Foi aprovado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) o novo programa de recuperação ambiental das lagoas da Barra da Tijuca. Com investimento calculado em R$ 602 milhões, o projeto faz parte de uma série de iniciativas que buscam preparar o Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.

As obras serão conduzidas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos e integram o programa de ações municipais e estaduais para a recuperação e o saneamento dos bairros de Jacarepaguá, do Recreio dos Bandeirantes e da Barra da Tijuca.

O Processo de recuperação inclui a dragagem de cerca de 5 metros cúbicos de sedimentos do sistema lagunar da região, atingindo os canais de Marapendi e Joatinga, além das lagoas de Camorim, da Tijuca, de Marapendi e de Jacarepaguá.

Uma ilha localizada entre as lagoas do Camorim e da Tijuca será ampliada, abrigando um novo espaço de lazer e estimulando a educação ambiental. Outra mudança será o prolongamento de 180 metros do Quebra-Mar da Barra da Tijuca, localizado na Foz do Canal da Joatinga. Para o prolongamento, serão usadas as pedras dos restos da obra de extensão da linha do metrô, que ligará a Barra ao resto da cidade.

As obras devem começar em fevereiro de 2013, com a emissão da licença ambiental e licitação ocorrendo até o fim deste ano. 

Um comentário:

Suellem Carvalho disse...

Este projeto de recuperação dos canais e das lagoas da Baixada de Jacarepaguá é muito interessante, e esta informação é muito relevante para a minha pesquisa.

Suellem Carvalho