6 de outubro de 2012

Evento divulga arte de jovens do Complexo da Maré

Mostra busca promover a educação ambiental entre os moradores locais

Atividades mostram o talento dos jovens da Maré (Foto: Divulgação)

Jade Curvello - Uma revolução cultural no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Assim pode ser definida a 4ª Mostra de Artes e Feiras de Artesanato no Museu da Maré que acontece neste sábado, 6, em uma das áreas mais carentes da capital fluminense. O evento faz parte do Projeto DAMARÉ, criado pela Superintendência de Educação Ambiental (Seam) em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

O evento que reunirá monitores do projeto e participantes, contará com atrações especiais desenvolvidas por jovens e mulheres da comunidade como a feira de artesanato, exposição fotográfica “Maré em Movimento” e a apresentação das Oficinas DAMARÉ com a exibição peças de teatro, apresentações de balé, dança do ventre, dança de salão, música, jazz e hip hop.

O DAMARÉ leva a Universidade a um território aonde há grande carência de políticas públicas e educacionais, além de trabalhar questões ambientais da região, como por exemplo, a recuperação do Canal do Fundão e seu entorno. A colaboradora do DAMARÉ, Ana Santiago, exalta a importância que o projeto exerce na vida dos moradores das comunidades beneficiadas.

– Mostrar aos jovens que, apesar das dificuldades, é possível que eles estejam inseridos na Universidade –, falou Ana Santiago.

A consciência ambiental crítica proposta pela Seam é uma das vertentes do projeto.

– Ele propõe uma nova percepção do papel que o homem desempenha na natureza, um ambiente saudável é quando a natureza e o homem caminham unidos –, explicou.

Para o coordenador do Museu da Maré, Luiz Antônio de Oliveira, atividades como essas são importantes canais para a democratização das artes nas comunidades.

– O Museu da Maré é um espaço de encontro, onde as pessoas além de se divertirem também aprendem. Para nós é interessante participar do Projeto DAMARÉ, pois possibilita o conhecimento da comunidade em relação a arte e a cultural em geral –, disse Luiz.


- A nossa parceria com a SEA reafirma a seriedade do trabalho do Museu, e de que forma ele engrandece a comunidade da Maré - completou. 

DAMARÉ


A proposta do projeto, criado em 2010 pela Superintendência de Educação Ambiental (Seam) em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), é criar um intercâmbio de informações entre as comunidades da Maré e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Nenhum comentário: