5 de outubro de 2012

5 de outubro: Dia Nacional do Habitat e da Ave


Na data, tráfico de espécies silvestres e ameaçadas de extinção preocupam especialistas

Dia da ave deve ser momento de conscientização (Foto: Reprodução da internet)

Carlos Henrique da Silva - Das mais de 1800 espécies de aves encontradas no Brasil, pelo menos 160 estão ameaçadas. Este dado preocupante serve de alerta à população brasileira no dia que se comemora o Dia do habitat e da Ave, instituído em 12 de Setembro de 1968. Atualmente, a data possui um cunho informativo e educativo, no qual instituições governamentais realizam atividades com a participação de escolas e comunidades.

Para o biólogo e professor do Departamento de Ecologia da UERJ, Maurício Brandão Vecchi, a intensificação de atividades humanas no meio ambiente é uma das principais causas da degradação florestal.

– Para as aves, da mesma forma que para a maioria dos animais e plantas, a situação se agrava nas regiões em que se intensificam as atividades humanas em função tanto do processo mal planejado de urbanização como de expansão de atividades agropecuárias –, disse Vecchi.

– A Mata Atlântica é um bioma extremamente rico em espécies de aves (mais de mil!) e muito atingido nesse aspecto, pois se localiza na região costeira, que concentra 80% da população do país –, completou Maurício.

Tráfico de animais atinge mais de 30 milhões de espécies silvestres
                                                                                                    
Além do desmatamento e da crescente urbanização das áreas florestais, uma outra grande ameaça às aves brasileiras é o tráfico desses animais. De acordo com a ONG Rede Nacional de Combate ao tráfico de Animais Silvestre (Renctas), sediada em Brasília, anualmente cerca de 38 milhões de espécies silvestres são capturadas no país e pelo menos 4 milhões são vendidas, sendo que 90% dos animais morrem durante o transporte.

–Muitas aves exibem um colorido muito vistoso e um canto melodioso, e por isso são retiradas da natureza e ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Isso contribui para a ameaça tanto pela falta de informação e educação da sociedade, como pela ausência de políticas eficazes de fiscalização e combate ao tráfico de animais silvestres –, afirma Maurício.
       
Ação Elos Espécies Ameaçadas em Extinção

O Programa Ambiente em Ação, da Superintendência de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, através da Ação Elos Espécies Ameaçadas em Extinção realiza atividades em escolas públicas para promover a conscientização da necessidade de preservar a fauna. Com o apoio dos estudantes, essas ações visam estimular reflexões a fim de sensibilizar a comunidade escolar sobre as principais causas de extinção de algumas espécies, como queimadas e caça predatória.

– Os estudantes são orientados pelos professores e realizam atividades diversificadas. Com isso, o nosso objetivo é mostrar a possibilidade de uma mudança no comportamento por meio da sensibilização comunitária, através da integração entre professores, alunos, comunidade local e escolar –, disse o professor Tancredo Ramos, tutor do programa em Nova Friburgo, Região Serrana.

Serviço: Para denunciar casos de tráfico de animais que você conhece, ligue para a linha verde do IBAMA: (21) 3321-7713, ou entre em contato com a autarquia pelo e-mail sede@ibama.gov.br.

Nenhum comentário: