20 de setembro de 2012

Religiosos defendem o ambiente

Líderes de diversos credos afirmam que a preservação do ambiente está intimamente ligada à visão de mundo de suas correntes

Foto: Larissa Amorim


Pina Bastos - A equipe do Elos da Diversidade colheu depoimentos de praticantes de diversas religiões na 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que ocorreu neste domingo (16), em Copacabana. Eles falaram sobre suas práticas, preconceito, intolerância e sobre como é a relação entre essas religiões e a natureza.

O Elos da Diversidade é um braço do programa Ambiente em Ação, da Superintendência de Educação Ambiental, da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, que tem como objetivo compatibilizar práticas religiosas e conservação da natureza, atuando na educação ambiental e em ações de combate à intolerância religiosa. 

Líder do Candomblé vê a humanidade como uma grande família



Luiz Américo Henriques Barbosa diz que o candomblé vê a humanidade como uma grande família e prega a irmandade humana. Esta fé tem suas raízes na República do Benim e segue a linha da tribo de Jêje. “O candomblé depende da natureza, pois todas as nossas divindades estão ligadas a algum elemento da natureza: rio, cachoeira, mar, floresta. Se acabar a natureza, acaba a religião”, diz ele, e continua: "precisamos urgentemente de uma política ambiental urbana, pois muitas árvores sagradas para o candomblé, como a cameleira branca, o dendezeiro e o obizeiro, só são encontradas em casas antigas". Ele ressalta que os ataques verbais e físicos aos yaôs (iniciados) diminuíram depois de promulgada a lei proibindo a intolerância religiosa (lei 11.635, de 27 de dezembro de 2007).


Foto: Larissa Amorim

Água é sagrada para a Umbanda





Edwer Garcia declara que os umbandistas respeitam a natureza porque precisam dela: "é com a água do mar que lavamos o mal e é com as folhas de certas árvores que fazemos osorôs ou curas. A nossa nação é da linha de Angola. A umbanda é um culto de origem africana, mas nascido no Brasil." As cerimônias também consistem de louvores em forma de cânticos e toques de atabaque, como no candomblé, quando podem ocorrer transes, e também podem ser feitas consultas a búzios, que dão origem a “obrigações” - ações que os fieis devem realizar com algum propósito. Todos ligados à natureza, os deuses da umbanda e do candomblé são os mesmos - mas com nomes diferentes -, atesta Edwin.


Padre reafirma importância do diálogo inter-religioso

Foto: Larissa Amorim

O padre Geraldo Marques, da paróquia de Santa Edwiges, em Sepetiba, afirma: "A tolerância é um exercício diante da falta de diálogo. A intenção de muitos católicos é a aproximação com outras religiões, a compreensão e o amor, pois, apesar das diferenças, não se pode nem deve demonizar a religião dos outros". Em confraternização com um representante do judaísmo, o padre fala de pontos em comum entre as duas religiões: "Temos as mesmas raízes". Também dessa paróquia, os padres Geraldo Natalino e o diácono Damasceno marcam presença na Caminhada. Diz Geraldo Marques: "precisamos conversar mais com fieis de outras religiões, nos aproximar mais. Chega de isolamento".




Representante da Federação Israelita deseja melhores votos

Foto: Larissa Amorim

Helio Koifman, vice-presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), declara: "no Brasil o preconceito é generalizado, mas a integração judaica no país se deu em função da intolerância em outros países. Viemos de muitos lugares e o Brasil nos acolheu". O dia da caminhada vem a ser o Rosh Hashana, dia do ano novo judaico, o ano 5.773, e ele deseja a todos Shana Tová (Feliz Ano Novo). Koifman afirma: "a liberdade religiosa é fundamental para a democracia no Brasil. Sem liberdade religiosa não existe democracia”.



SERVIÇOS

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  

Sociedade de Cultos Afro Kere Ahoçu-ho Lefan
Rua Iriquitiá, 548, Taquara, Jacarepaguá
Tel: 3342-3964.

Terreiro umbandista
Rua 12, número 2, centro de Piabetá
Tel: (24)9377-1715.

Paróquia de Santa Edwiges
Rua Santa Edwiges, 300, Sepetiba
Tels: 3317-7252 e 9411-9748

Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, cobertura,  Copacabana
Tels: 2236-4367 e 9989-2834
hkoifman@hotmail.com



Mais informações:
Coordenação Elos da Diversidade: (21) 2332-5623 e 2334-5899
Assessoria de Imprensa: (21) 2334-0184

Visite a página do programa no Facebook: /ambienteemacao

Nenhum comentário: