5 de setembro de 2012

Dia da Amazônia lembra importância do patrimônio ambiental

Amazônia representa cerca de 60% do território nacional, e conta com trezentas e seis Unidades de Conservação


Victor Vicente - O Dia da Amazônia, um dos mais valiosos patrimônios naturais de toda a humanidade, é comemorado internacionalmente nesta quarta-feira (5/9). A floresta abriga em seus 7 milhões de quilômetros quadrados uma biodiversidade sem paralelos, com 40 mil espécies de plantas, incluindo cinco mil espécies de árvores; 427 espécies de mamíferos, 1300 de pássaros e cerca de três mil espécies de peixes.

Abrangendo cerca de 60% do território brasileiro, incluindo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, estima-se que a Amazônia tenha 30 milhões de habitantes. Seu território se estende, também, para o Peru, a Colômbia, o Equador, a Bolívia, a Guiana, o Suriname, a Venezuela e a Guiana Francesa, sendo a maior reserva natural do mundo e guardando em seu território um quinto das reservas de água doce disponíveis para os homens.

A Amazônia é responsável, em grande parte, pelo equilíbrio da natureza no planeta, mas suas riquezas são constantemente ameaçadas pela extração ilegal de madeiras, minérios e pela caça ilegal de animais, muitas vezes em risco de extinção. Para a preservação da maior floresta tropical do mundo, existem, no bioma, 306 Unidades de Conservação (UCs), das quais 95 recebem recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).


Nenhum comentário: