Animal foi descoberto a dez anos em região a cerca de 170 quilômetros de Manaus, próximo a cachoeira no município de Presidente Figueiredo
![]() |
foto: Marcelo Lima / Inpa |
Carlos Henrique da Silva - Há dez anos, pesquisadores descobriram na Amazônia uma curiosa espécie
anfíbia. Trata-se da “Perereca de Vidro”, cujo nome científico é Hyalinobatrachium iaspidiense e pertence à família Centrolinedae. A forma popular como é conhecida deve-se ao seu aspecto físico, que, devido ao ventre transparente, permite que parte dos órgãos internos possa ser observada nitidamente a olho nu.
A espécie foi descoberta durante um levantamento noturno na área da cachoeira da Onça em Presidente Figueiredo, município do Amazonas, distante 170 km de Manaus. Mesmo após dez anos de estudos, a “Perereca de Vidro” ainda não é muito conhecida no meio científico. Biólogos garantem que o animal possui grande importância para o equilíbrio do meio ambiente, pois se alimenta de insetos e tem como predadores aranhas e serpentes.
A perereca de vidro é uma espécie notívaga, isto é, tem hábitos noturnos. Em relação à forma de reprodução, ela coloca cerca de 20 ovos em folhas sobre a água durante períodos de chuva, geralmente entre os meses de dezembro e maio. Os embriões se desenvolvem por alguns dias, depois os girinos rompem a cápsula do ovo e caem na água, onde permanecem até completarem o seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário