27 de agosto de 2010

INEA lança primeiros cadernos da série Gestão Ambiental

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio de sua Gerência de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, convida para o lançamento dos três primeiros cadernos da Série Gestão Ambiental. Com a Série, o INEA pretende informar e esclarecer dúvidas dos gestores públicos ambientais sobre questões fundamentais para a conservação do ambiente, estreitando assim os laços entre o Estado e os municípios.

Os três primeiros cadernos da série dedicam-se aos temas Descentralização do Licenciamento Ambiental, Faixa Marginal de Proteção e Outorga de direito de uso dos recursos hídricos. A elaboração das cartilhas durou cerca de cinco meses sob a coordenação de Geisy Leopoldo e Rogerio Giusto, da Gerência de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, e tem como autores, além desses servidores, o promotor do MP-RJ Murilo Bustamante, o Presidente do INEA, Luiz Firmino Martins Pereira, a Diretora de Gestão das Águas e do Território, Rosa Formiga, as Gerentes Ilma Conde Perez (GEGAM), Mônica Falcão (GEHFO) e Moema Acselrad, entre outros colaboradores. A produção editorial, incluindo revisão, diagramação e ilustração, foi realizada pela equipe da Gerência de Informação e Acervo Técnico (GEIAT/DIMAM), em especial pela gerente Tânia Machado e pela revisora Elisa Menezes.

Os próximos números da série deverão ser lançados ainda em 2010, abrangendo os temas Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Fundos Municipais de Meio Ambiente e Gestão Ambiental Integrada.

O INEA espera que a série Gestão Ambiental consiga aprofundar a discussão sobre os temas relacionados à gestão municipal, tornando-se uma ferramenta orientadora para os gestores e técnicos comprometidos com a qualidade ambiental no nosso Estado. Dessa forma, será possível promover maior agilidade na resolução de dúvidas dos municípios, além de disseminar informações a todas as partes interessadas.

Quando: dia 31 de agosto de 2010, às 9h30.

Onde: Auditório do INEA - Avenida Venezuela, 110, 6º andar.

Mais informações: Gerência de Apoio à Gestão Ambiental Municipal (GEGAM) pelo telefone (21) 2334-9668.

Nenhum comentário: