30 de agosto de 2010

Agenda 21 Escolar capacita portadores de deficiência visual

Escolas municipais e portadores de deficiência visual foram os beneficiados, este ano, pelo Programa de Educação Ambiental “Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania”, encerrado na última sexta-feira (dia 27/08) em cerimônia na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Pelo menos 2.444 pessoas, entre alunos, profissionais do ensino e professores de escolas municipais do interior do estado além de deficientes visuais do Instituto Benjamim Constant, foram capacitados, com aulas presenciais e via internet.

Durante a solenidade, a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente, Lara Moutinho, destacou o sucesso do curso que acabou se transformando em disciplina eletiva permanente do curso do Cecierj (ensino à distância) de Biologia e de Pedagogia. Ela anunciou para o próximo dia 10, o lançamento da fase IV do programa, também em solenidade na Uerj. Esta etapa destina-se ao acompanhamento de 1.600 professores capacitados na fase anterior, com palestras, tutoria, trabalhos e aulas presenciais. “Também daremos início a mais duas turmas de deficientes visuais além de estarmos adaptando todo o programa em linguagem libra, para portadores de deficiência auditiva”, afirmou Lara Moutinho.

Ela fez um balanço do programa, destacando que o projeto, desde o seu lançamento, em 2007, já alcançou resultados significativos: entre 2007 e 2010 o programa mobilizou 1.200 unidades de ensino, beneficiando a pelo menos 4 mil pessoas. “A Secretaria Estadual do Ambiente investiu recursos de R$ 3.286 mil, do Fecam, para a viabilização do programa entre 2007 e 2010”, acrescentou a superintendente.

O programa “Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania” já vem colhendo frutos: no ano passado, alunos da Escola Estadual do Ensino Fundamental de Visconde de Mauá, no Médio Paraíba fluminense, receberam prêmio pela construção de uma casa ecológica, totalmente adaptada para a preservação do meio ambiente com luz solar para aquecimento e reaproveitamento da água para utilização em banheiros.

A Agenda 21 Escolar é uma agenda de compromissos que uma escola assume para agir na comunidade escolar e na região a que pertence de acordo com as necessidades atuais. Trata-se de uma agenda com ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidos. Ela introduz a temática ambiental na escola em sua relação com a comunidade, estimulando o desenvolvimento de parcerias e a prática da cidadania. Objetiva promover o desenvolvimento local sustentável, a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

A primeira fase do programa Agenda 21 Escolar foi lançado em 2007 em escolas da rede pública estadual da Região Metropolitana do Rio. O programa, encerrado em 2008, abrangeu 150 escolas e 600 pessoas, entre professores e estudantes.

Nenhum comentário: