17 de agosto de 2010

Você sabe o que é o Dia C?

A Mata Atlântica, hoje, possui apenas 7% de sua cobertura original. Além de prestar serviços indispensáveis à vida, como a manutenção da biodiversidade e a preservação de nascentes, a floresta também é um importante ator no combate ao aquecimento global, pois ajuda a regular o clima.

Ao longo dos últimos anos, todos os setores da sociedade (poder público, organizações não governamentais, empresas, associações de moradores e cidadãos) têm sido convidados a firmar parcerias em prol do plantio de árvores.

Com estes objetivos, em 2008, foi inaugurado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro o “Contador de Árvores”, escultura viva modelada com espécies nativas do bioma, para totalizar mudas plantadas no estado a partir do início de 2007.

Em 2009, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) assinou um convênio com o Instituto Terra de Preservação Ambiental para favorecer o alcance de seus objetivos. O Contador, muito além de contabilizar as novas árvores, é um instrumento de mobilização da sociedade para restaurar a Mata Atlântica.

Uma das ações desta linha de atuação é conhecida como o Dia C. O seu objetivo é promover o plantio do maior número de mudas nativas em apenas 24 horas, durante todo o dia 21 de setembro, quando se comemora o dia da árvore.

A primeira edição foi realizada no último ano e, agora, a campanha continua. Será muito importante contar com o seu apoio. A participação pode ser feita de algumas formas, mediante:

1. Plantio direto: como na primeira edição, solicitamos que as instituições interessadas plantem, ao menos, 500 árvores.

2. Apoio às escolas: em 2010, firmamos uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEduc) para identificar as unidades escolares da rede pública dispostas a participar da campanha. Cada aluno deverá cuidar de uma árvore. Serão necessários, portanto, recursos e/ou apoio técnico para o plantio.

Junte-se a nós para mostrar à sociedade que restaurar a nossa floresta – a Mata Atlântica - é, acima de tudo, uma atitude de respeito à vida. Os participantes serão laureados com certificados.

Maiores informações:

Responsável
Felipe Lobo - Coordenador do Projeto “Contador de Árvores da Mata Atlântica”.

Fax
(21) 2570-0926

E-mail
Contadordearvores@ambiente.rj.gov.br

Correio
Instituto Terra de Preservação Ambiental
Avenida Graça Aranha, 145/402, Centro. Rio de Janeiro – RJ/ CEP: 20030-003

Nenhum comentário: