11 de dezembro de 2009

Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental na prática!


Cheguei ao Seminário “Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro” certa de que nada me surpreenderia, afinal, a programação do primeiro dia previa a participação de representantes do Poder Público e de Organizações Não Governamentais relembrando as experiências da última década.

Emocionante, sim, mas não surpreendente.

Sete e oito de dezembro, cerca de 300 pessoas na UERJ. Na mesa de abertura o ministro Carlos Minc, autor da lei 3.325, que instituiu a Política no Estado; a secretária Marilene Ramos e outras autoridades.

A luta do passado e os novos desafios fizeram parte de todas as apresentações. Mas foi em meio a um fervoroso debate sobre o Programa Estadual de Educação Ambiental, que teve o seu processo de Consulta Pública iniciado no segundo dia de evento, que se destacou Catarina: uma jovem de 16 anos que narrou o seu presente e deu novo ânimo aos participantes do Seminário.

Desde pequena, ela acompanhou a mãe, professora Miriam, em manifestações políticas em Parati. No entanto, foi a partir do ingresso no programa Agenda 21 na Escola, curso da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, que debate a temática socioambiental nos colégios estaduais em diálogo com as comunidades vizinhas, que ela passou a envolver-se ativamente da vida pública de seu município.

Como projeto final do curso, Catarina, a mãe e outros estudantes e professores criaram um grupo chamado CirculAção, que diagnosticou os problemas e as potencialidades da cidade. Daí tudo começou a andar: já ocorreram duas audiências públicas e uma carta de compromisso, onde estão apontadas mudanças necessárias para melhoria da qualidade de vida da cidade foi assinada por vereadores e comerciantes.

Catarina é prova de que os esforços dos últimos 10 anos fizeram sentido e de que a caminhada de tantos terá continuidade. Que bela surpresa!



Nenhum comentário: