18 de dezembro de 2009

UERJ realizou cerimônia de encerramento do programa NAS ONDAS DO AMBIENTE em 21 de dezembro


O programa NAS ONDAS DO AMBIENTE conclui as atividades do 2º semestre de 2009 com uma cerimônia de certificação e confraternização no dia 21 de dezembro (segunda-feira), a partir das 10h, na UERJ (auditório 13, Pavilhão João Lyra Filho, bloco F, 1º andar). Estão confirmadas as presenças do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, da secretária do Estado do Ambiente Marilene Ramos, da subsecretária de Gestão e de Ensino Teresa Pontual, do reitor da UERJ Ricardo Vieiralves, e do assessor do Viva Rio Tião Santos.

O evento reunirá cerca de 400 participantes dos projetos Rádio@Escola.Com (alunos e professores do Ensino Médio, lideranças e comunicadores comunitários) e do Nas Ondas da Mata Atlântica desenvolvido com comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, caiçaras e caipiras).

Quem concluiu 70% das aulas de capacitação do projeto Rádio@Escola.Com receberá certificação e um CD individual com todo o material radiofônico (programas, jingles, entrevistas) produzido durante os quatro encontros (total de 32 horas). Neste segundo semestre de 2009 foram contempladas escolas estaduais localizadas em municípios de diversas regiões do estado: Costa Verde (Mangaratiba, Parati, Angra dos Reis), região Sul Fluminense (Paracambi e Seropédica), região Serrana (Guapimirim, Magé, Piabetá), Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, Japeri, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados, Caxias, São João de Meriti), e Baixada Litorânea (Saquarema, Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim), além de São Gonçalo, Itaborái, e Niterói na região Metropolitana do Rio.

A cerimônia contará ainda com a presença de representantes das comunidades tradicionais da Costa Verde que participaram em novembro da primeira turma do projeto Nas Ondas da Mata Atlântica. O projeto promoveu cursos de introdução a técnicas de radiofusão e linguagem audiovisual, e temas socioambientais. A capacitação ocorreu no quilombo Campinho da Independência, em Paraty-Mirim. O Nas Ondas da Mata Atlântica tem como objetivo promover o diálogo entre os integrantes de comunidades tradicionais próximas às Unidades de Conservação e gestores ambientais locais.

Os projetos Rádio@Escola.Com e Nas Ondas da Mata Atlântica fazem parte do programa NAS ONDAS DO AMBIENTE que visa incentivar o uso de tecnologias de Comunicação como instrumento de Educação Ambiental. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e o Viva Rio, o programa é financiado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).


Nenhum comentário: