17 de setembro de 2009

Secretaria do Ambiente comemora pacto pela biodiversidade



O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), transformou o Dia da Árvore, 21 de setembro, em uma data de múltiplas comemorações.


Neste dia, além das tradicionais atividades, serão festejadas outras duas iniciativas: o Dia do Clima, que marca o aniversário de um ano do projeto da SEA Contador de Árvores da Mata Atlântica, e o lançamento da campanha Carbono Zero – Rio 2016, uma parceria com o Comitê de Candidatura do Rio para as Olimpíadas de 2016.



O que esses dois projetos têm em comum é a realização de um grande pacto, envolvendo o Governo Estadual, prefeituras, estudantes, ONGs, empresas e demais entidades da sociedade civil na defesa da biodiversidade e, consequentemente, contra as mudanças climáticas e o aquecimento global.


A expectativa é de que até o final do dia 21, o Contador de Árvores, que é coordenado pelo Instituto Terra, contabilize o plantio de aproximadamente 46 mil espécies nativas da Mata Atlântica. Esse número será o resultado do esforço de todas as prefeituras do Estado e da campanha Carbono Zero – Rio 2016.


De acordo com o Comitê Olímpico, a idéia da campanha é compensar todo o carbono emitido durante as viagens de divulgação da candidatura do Rio pelo mundo, através do plantio de mudas no Parque Nacional da Pedra Branca e nas instalações do Parque Aquático Maria Lenk e do Complexo Esportivo de Deodoro. No total, o Comitê pretende neutralizar 716 toneladas de carbono, relativas ao período de setembro de 2007 a outubro de 2009.



Durante o evento do Dia C, a Superintendência de Educação Ambiental da SEA e o Colégio Pedro II (São Cristóvão) farão uma exposição de produção de mudas, cultivadas pelos professores e alunos do curso técnico de Meio Ambiente da Instituição.



Participarão ainda da festa o ministro Carlos Minc; o presidente do Inea, Luiz Firmino; o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira; e os diretores da Rio 2016, Leslie Kikoler, de Relações Governamentais; Alexandre Techima, de Infra-Estrutura; e Carlos Martins, de Operações.


Leia mais sobre o Projeto Contador de Árvores.

Nenhum comentário: