16 de setembro de 2009

Secretaria de Estado do Ambiente divulgará pesquisa socioambiental no encerramento do Projeto Limpeza do Rio Pavuna Meriti



Na sexta-feira, 18 de setembro, às 14 horas, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, estará no Colégio Estadual Murilo Braga, em São João de Meriti, na cerimônia de encerramento do Projeto de Limpeza do Rio Pavuna-Meriti.

Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ) em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto já retirou 4.387 toneladas de lixo das margens e do curso d’água do Rio Pavuna-Meriti, entre novembro de 2008 e abril de 2009.


Além do mutirão de limpeza, foi realizada uma pesquisa nas comunidades do entorno, com o objetivo de captar dados socioeconômicos e ambientais da região. As superintendências de Educação Ambiental da SEA e do Inea foram responsáveis pela capacitação dos agentes comunitários, que aplicaram os 2000 questionários da pesquisa, e pelo desenvolvimento de atividades, nas quais foram debatidos temas como prevenção à dengue, coleta seletiva e reciclagem, com lideranças comunitárias, estudantes e demais moradores.

Durante o evento, a secretária apresentará a pesquisa socioambiental. De acordo com os dados, 45,83% dos entrevistados admitem despejar o esgoto doméstico nos rios e canais próximos, e apenas 16,42% afirmam que jogam seu lixo em locais apropriados.

Segundo a secretária, a limpeza do rio, somada às ações de Educação Ambiental surtiram efeitos em algumas regiões.

“Já é possível observar que o lançamento de lixo no rio diminuiu, o que indica que nossas ações, somada à cooperação dos moradores, gerou importantes resultados. È importante incentivar um processo educativo que estimule a participação cidadã dos moradores, propiciando a continuidade das políticas implementadas na região”, afirmou Marilene Ramos.

O evento reunirá cerca de 200 pessoas, entre autoridades, como o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente do Inea, Luiz Firmino, e os secretários de Meio Ambiente do Rio, de Nilópolis, de Duque de Caxias e de São João de Meriti.

Lideranças comunitárias e estudantes também estão sendo esperados para prestigiar a entrega dos certificados de participação aos 38 agentes, todos moradores das comunidades do entorno.


Quando: Sexta-feira (18/09), às 14h
Onde: Colégio Estadual Murilo Braga, Rua Roberto Bedran, s/nº, próximo à Praça da Matriz, em São João de Meriti.

2 comentários:

Dr. Vidigal disse...

Tenho certeza da boa índole do cidadão, que por não ter escolha suja o seu meio. Pois só um oligofrênico jogaria lixo na rua ou num rio tendo uma coleta digna em sua cercania.
Não obstante não limpem o regato sem dar antes uma opção de desova do lixo do cidadão, ou seria melhor ele guardar em baixo da cama? que cama?

SEAM-SEA/RJ disse...

Olá Dr. Vidigal,

Obrigada pela participação no nosso blog.

De fato a coleta de lixo é uma questão que deve ser vista com bastante atenção.

De acordo com a Constituição Federal (art.30, inciso V), o recolhimento de resíduos sólidos é de competência dos poderes municipais, por tratar-se de assuntos de interesse local.
No entanto, ainda que não seja nossa atribuição legal, compreendemos que as ações do Estado devem ser realizadas em parceria com os municípios, para que a população seja verdadeiramente atendida.

Tenha certeza de que durante esses seis meses em que realizamos a limpeza dos 15 km do Rio Pavuna Meriti, muitas foram as demandas encaminhados pelos moradores nos encontros comunitários. E, sem dúvida a coleta de lixo foi a reclamação mais freqüente.

Por isso, aproveitamos a oportunidade para encaminhar aos prefeitos recém eleitos, dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis e do Rio de Janeiro, as demandas levantadas pela população nesses fúruns.