14 de setembro de 2009

Superintendência de Educação Ambiental participa do Dia Mundial de Limpeza do Litoral


No próximo sábado (19 de setembro), a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEAM/SEA) somará forças com 35 milhões de voluntários, de 125 países, no Dia Mundial de Limpeza do Litoral.

Este ano, o evento, será norteado pelo tema “Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global" e tem como idéia central a conscientização da sociedade sobre os impactos causados pelo lixo nesse processo.



Como no ano passado, a Superintendência participará da coleta de microlixo (guimba de cigarro, palitos de fósforo e picolé, papel de biscoito, tampinhas, canudinhos, papel laminado de sanduíches naturais entre outros) junto a 100 estudantes, das redes municipal e estadual de ensino, que participam dos seus projetos. O Ponto de encontro será no calçadão de Copacabana, em frente à rua Santa Clara,a partir das 10 horas.


Cerca de 25 mil sacolas biodegradáveis e luvas serão distribuídas para os volunttários pelo Instituto Ecológico Aqualung, ONG que coordena o evento no Estado do Rio de Janeiro.


Após a coleta, o material será destinado às cooperativas e instituições de reciclagem. A organização do evento também produzirá um relatório que será enviado para a ONU, organizadora mundial do evento, discriminando as características e a quantidade dos resíduos recolhidos.


Em entrevista a esta Superintendência, em 2007, a atual secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Suzana Kahn, afirmou que o lixo emite altos índices de CO2 e falou sobre importância do apoio à implantação de aterros sanitários, da coleta seletiva e de usinas e cooperativas de reciclagem. Destacou também a necessidade do comprometimento e da consciência de cada cidadão.


No Brasil, o projeto limpeza do litoral teve início em 2003, na praia de Copacabana, e hoje já acontece em vários estados brasileiros, como Brasília, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.


Durante os sete anos de ações, já foram coletadas, só no Rio de Janeiro, mais de 15 toneladas de lixo com a participação aproximadamente três mil pessoas.

Dia: 19 de setembro (sábado)
Local: praia de Copacabana (posto 3).
Horário: de 10 às 13 horas.
Informações sobre os demais pontos de encontro: http://www.institutoaqualung.com.br


Nenhum comentário: