21 de setembro de 2009

Secretaria do Ambiente apresenta dados sobre a destinação final do lixo nas comunidades do entorno do Rio Pavuna Meriti


Depois de seis meses de atividades, chegou ao fim, na última sexta-feira (18/09), o Projeto de Limpeza e Mobilização Social do Rio Pavuna Meriti.

A cerimônia de encerramento teve início com a apresentação do Coral de estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga, sede do evento.

Em seguida, a superintendente de Educação Ambiental (SEAM), Lara Moutinho, divulgou parte da pesquisa socioeconômica e ambiental, realizada nos municípios do entorno do Rio Pavuna Meriti (Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis e Rio de Janeiro), durante o andamento do projeto. Cerca de 2000 questinários foram aplicados por moradores das próprias comunidades, que ao passarem por uma capacitação ministrada pela SEAM/SEA tornaram-se agentes ambientais.

Veja neste link o que os entrevistados responderam quando questionados sobre: O que você faz com o seu lixo?



Após a saudação da secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos; do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; e dos três secretários de São João de Meriti, Gilvandro Matos (de governo); Zilto Bernardi (de Meio Ambiente) e Sérgio Claro (de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio), o evento foi encerrado com a entrega dos certificados de participação aos 38 agentes ambientais que realizaram a pesquisa.

Também estiveram presentes a gerente de Educação Ambiental do Inea e coordenadora do Projeto de Limpeza e Mobilização Social do Rio Pavuna Meriti, Pólita Gonçalves, e a representante do núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Bianca Neuberger.

Acesse o relatório final - Pavuna Meriti


Nenhum comentário: