1 de abril de 2014

SEMINÁRIO DEBATE GESTÃO E LIDERANÇA NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO

Estado se mobiliza em busca de maior agilidade e transparência na gestão ambiental


O secretário do Ambiente,  ressaltou a importância da  integração de  todos os setores da área ambiental - Foto: Luiz Morier
Steven McCane - Lideranças públicas ambientais participaram de um seminário, nesta terça-feira (1/4), sobre gestão de conflitos para o sucesso de governança, no auditório da Firjan, no Centro do Rio. O workshop, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), reuniu técnicos e gestores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instinotuto Estadual do Ambiente (Inea) para produzir um plano de ação que agiliza, de forma transparente, o processo de licenciamento ambiental no Estado do Rio.

Durante o debate foram abordadas questões técnicas e de liderança que passaram pelo melhor uso dos sistemas de informação até a articulação dos diferentes setores responsáveis pelo licenciamento.

O secretário estadual do Ambiente, Indio da Costa, abriu a cerimônia ao lado da presidente do Inea, Isaura Frega, ressaltando a importância da integração de todos os setores da área ambiental.

“Há um descasamento entre a percepção dá população e o trabalho de licenciamento desenvolvido internamente. É preciso que se desenvolva essa percepção da realidade para que a sociedade olhe para os órgãos ambientais e possa confiar. E essa visão só vai melhorar com uma mudança de cultura interna. O mundo se transforma rapidamente e a nossa prestação de serviço deve se adequar a essas mudanças", declarou o secretário.

A presidente Isaura Frega explicou o desafio de fazer com que as classes política, empresarial e ambiental acatem imediatamente a reposta positiva ou negativa quanto à emissão de licenças ambientais. “É preciso que saibam que o processo foi muito bem estruturado, com agilidade e transparência de forma que o licenciamento se torne imune às pressões políticas”, disse a presidente.

O workshop é o primeiro passo de um trabalho estruturado para mudar a cultura e integrar as diversas áreas que impactam no licenciamento ambiental.

Nenhum comentário: