17 de março de 2014

Morro da Providência cedia comemorações pela Semana da Água


Crianças conhecem quais são as dez espécies ais ameaçadas
de extinção - Foto Larissa Amorim/ComunicaSeam
Leslie Assis - A abertura da Semana da Água aconteceu no sábado (15/3), na comunidade pacificada da Providência, Centro do Rio. Foram oferecidas oficinas gratuitas de reaproveitamento de materiais recicláveis, orientações de combate à dengue, atividade de compostagem, e disposição adequada do lixo pelos agentes socioambientais da superintendência de Educação Ambiental (Seam/SEA) e agentes do Jardim Guaratiba e de Nova Sepetiba capacitados pelo Inea. A programação contou ainda com aula  de muay thai, apresentação de capoeira e  teatro.

Os moradores aprenderam transformar lacres de latas de alumínio em pulseiras, retalhos de tecido - a partir do fuxico, em  acessórios como bijuterias e broches e garrafas pet em flores.  

O Educador Socioambiental da Seam/SEA, Guilherme Batista, apresentou a criançada quais são as dez espécies mais ameaçadas em extinção, através da exposição dos animais em miniaturas feitos a partir de material reciclado.

A secretaria do Ambiente também promoveu a Campanha 10 Minutos Contra a Dengue que tem por objetivo mobilizar a população em ações de combate ao mosquito transmissor da doença.  Além disso, cerca de 30 brigadistas mirins, alunos da Escola Municipal Licídio Cardoso, no bairro da Saúde, e integrantes do Centro Cultural de Capoeira Ventre Livre deram um show .

Os brigadistas são jovens que moram nas comunidades pacificadas capacitados pela SEA  e pelo Inea para atuarem na mobilização dos moradores em ações que visam ao combate da dengue. Desde 2012, a SEA e o Inea já capacitaram mais de 370 crianças e adolescentes entre dez e 15 anos, em ações para combater e prevenir o mosquito transmissor da dengue.

Assista ao vídeo: http://tinyurl.com/m3uexz5

Nenhum comentário: