18 de dezembro de 2013

Projeto do Espaço Sagrado será apresentado ao público

Secretaria de Estado do Ambiente homenageia Mandela e apresenta à população ações de combate à intolerância religiosa e ao racismo ambiental


O Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, será palco nesta quinta-feira, dia 19/12, às 10h, de uma homenagem da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) ao líder sul-africano Nelson Mandela por sua luta pela liberdade e igualdade de direitos, e contra toda forma de discriminação.

O secretário Carlos Minc apresentará a maquete do primeiro Espaço Sagrado público voltado para religiões de matriz africana, que está sendo criado na área conhecida como Curva do S, no Alto da Boa Vista, área externa do Parque Nacional da Tijuca (PNT).


Há mais de 15 anos, as religiões de matriz africana reivindicam o direito de continuar utilizando o espaço da Curva do S – que não pertence ao PNT mas está sob sua influência legal - para depositar suas oferendas, já que a água e a floresta são elementos essenciais para o candomblé e a umbanda.

Além da intervenção arquitetônica na área, a partir da inauguração do Espaço Sagrado os visitantes - religiosos ou não (inclusive turistas) - passarão a receber orientações, serão implementados a  coleta regular e o tratamento de resíduos religiosos, assim como ocorrerão eventos culturais e oficinas educativas naquele espaço.

A intervenção prevista na Curva do S será mínima, prevalecendo o principal valor: a natureza local. O conceito é do acesso universal e para tal, serão construídas rampas para facilitar o acesso de idosos e cadeirantes.

A implantação do Espaço Sagrado se insere no âmbito da gestão compartilhada do PNT entre o poder público federal, estadual e municipal, em um diálogo com as lideranças religiosas articulado pelo Programa Ambiente em Ação/Elos da Diversidade.

O Programa, da Superintendência de Educação Ambiental da SEA, articula lideranças dos povos e comunidades de terreiro do Estado do Rio de Janeiro – reunidas no Conselho de Guardiões do Sagrado e da Natureza - para resgatar saberes tradicionais e promover ações que garantam a diversidade cultural e biológica.



Fonte: ComunicaSeam

Nenhum comentário: